Está a chegar aquela altura do ano em que milhões e milhões de adeptos de futebol trocam noites bem dormidas por noites colado ao computador, a analisar táticas, possíveis reforços, adversários, etc. Está a chegar a altura em que nas lojas 'aterrará' a edição de 2017 de um dos vídeojogos mais bem sucedidos da história: o Football Manager. Pois bem, se também está como nós, ansioso pelo lançamento do jogo, deixamos abaixo alguns pormenores que serão certamente do seu interesse.

Quando será lançado?

A data de lançamento do jogo completo está marcada para 4 de novembro (à meia-noite), uma sexta-feira. Uma boa altura para tirar um fim de semana para ficar fechado em casa a jogar, não? Há ainda a versão beta, já lançada, mas que está apenas disponível para quem tenha feito a pré-reserva. Se estiver com pressa para começar já a dominar o mundo do futebol, é só rumar ao site do mesmo e fazer a tal pré-reserva.


Posso continuar o save criado na versão beta?

Sim. À imagem dos demos das edições anteriores, o título da Sports Interactive permite continuar a gravação que foi iniciada na versão de demonstração.

Em que plataformas estará disponível?

Como a edição do ano passado, o FM estará disponível nas plataformas Microsoft Windows, OS X e Linux.

Quais são os requisitos técnicos para Windows?

Sistema operativo: Windows Vista (SP2) ou superior
Processador: Intel Pentium 4, Intel Core or AMD Athlon – 2.2 GHz +
Memória: 2 GB de RAM
Placa de vídeo: Intel GMA X3100, NVIDIA GeForce 8600M GT ou AMD/ATI Mobility Radeon HD 2400 – 256MB VRAM
DirectX: Versão 9.0c
Armazenamento: 3 GB de espaço disponível

Onde posso comprar?

A compra pode ser feita através do site oficial do vídeojogo, que posteriormente permitirá o download do mesmo. Além desta opção, é também possível adquirir o título na grande maioria das lojas físicas nas quais se vendem vídeojogos e outros artigos.

Quanto custa?

De acordo com o site de download do jogo, a plataforma Steam, o título custará 54,99€ para o mercado nacional. Já sabe, quando receber o seu salário (ou mesada...) de outubro, convém deixar uns trocados de lado.

A liga portuguesa estará disponível?

Sim. Como nos últimos anos, o campeonato nacional estará disponível para ser jogado neste título.

O jogo estará em português?

Ainda que haja sempre erros pontuais, o FM 2017 terá também a língua portuguesa disponível.

Quanto clubes e jogadores reais teremos disponíveis?

As contas da Sports Interactive apontam para a presença de mais de 2,500 clubes e mais 500 mil jogadores por todo o Mundo. Uma loucura!

Agora mais a brincar... Dá para pedir dispensa do trabalho para jogar?

Entendemos a pergunta, mas infelizmente, não. A não ser que tenha um patrão super simpático, que perceba que a sua produtividade em termos laboral irá beneficiar imenso desta atividade extracurricular...

Autor: Fábio Lima