O avançado, de 25 anos, entrou na história do futebol ao marcar um golo ‘supersónico’. Nascido em Kinshasa, na RD Congo, foi viver com os país para Liège, na Bélgica, com apenas três anos.

3 - O Crystal Palace, onde atua, é o seu terceiro clube em Inglaterra, depois de chegar ao Aston Villa em 2012, que o contratou aos belgas do Genk por 7,7 milhões de euros, e do Liverpool (2015) para onde foi por 36 milhões. Chegou ao Palace (2016) por mais 30 milhões.

8,1 - Foram os segundos que o avançado da seleção belga precisou para marcar o primeiro golo da sua equipa no jogo de segunda-feira com Gibraltar, realizado no Estádio do Algarve. Foi o golo mais rápido de sempre em Mundiais – fases finais e de apuramento incluídas –, superando os 8,3 segundos de Gualtieri, de São Marino, no tento à Inglaterra em 1993.


10 - Benteke é católico e olha sempre para o céu quando marca um golo. Na seleção, onde luta por um lugar com Lukaku, tem apenas 10, três dos quais apontados esta semana a Gibraltar, em 30 jogos.

20 - O Genk, da Bélgica, foi o seu primeiro clube profissional – esteve ainda no St. Liège, no Kortrijk e no Mechelen – e foi ali que fez mais golos na Liga do seu país (20).