/opiniao/leitores/
Siga-nos em: ||| Diretor: António Magalhães
Portugal dos Pequenitos
segunda-feira, 21 janeiro de 2013 | 22:54
Autor: SANDRO VELOSO, 18 ANOS, ESTUDANTE DO 12.º ANO
 
 

Não é novidade para ninguém que em Portugal existe um fosso abismal entre clubes denominados grandes e clubes designados pequenos. Para mal dos nossos pecados, não é só no futebol que estas assimetrias se verificam, porém isso são contas de um outro rosário, como tal, o foco desta crónica incidirá para as primeiras desigualdades referidas.


Benfica, FC Porto e Sporting, estas são as nossas "fachadas", os únicos clubes que merecem atenção pelo comum do adepto e maior visibilidade pela comunicação social. Este é o nosso futebol desde sempre. Portugal é futebolísticamente um país sem grande história a nível interno, onde três potências discutem entre si o estatuto de superpotência, de forma cíclica. Braga, Vitória SC, Belenenses, Académica, Boavista, já tentaram aproximar-se delas, mas sem sucesso, tanto pela falta de títulos, como de massa associativa. No entanto, estará assim esta segunda linha tão desprovida de talento? Se analisarmos com maior detalhe estas equipas mais modestas, encontraremos muita qualidade pronto a ser exponenciada.


Iniciando a nossa viagem pelo "Portugal dos Pequenitos", encontramos desde logo, no atual último classificado do campeonato (com 14 jornadas realizadas), o Moreirense, um grande talento de seu nome Nabil Ghilas. Nascido em Marselha, França, Ghilas rumou a Portugal em 2010/2011 para representar o Vizela, transferindo-se uma época mais tarde para o clube que atualmente representa. Irmão de Kamel Ghilas, que representou o Vitória SC de 2006 a 2008, Nabil é um dos melhores pontas-de-lança atuais a jogar no futebol português, contando já com 7 tentos com destino ao fundo das redes em apenas 14 jogos, o que dá uma média significativa de 0.5 golos por jogo. Referir ainda que com 50% dos golos da sua equipa, Ghilas é atualmente o 7º jogador em toda a Europa com maior percentagem de golos na equipa. A sua qualidade de jogo, não só ao nível da finalização, como também na inteligência como explora o espaço entre-linhas da equipa contrário, valeu-lhe inclusive a alcunha de "Benzema de Moreira de Cónegos". As parecenças físicas com o argelino também não terão ficado à margem desta alcunha. As suas somente 22 primaveras fazem de si um dos jogadores com mais futuro do nosso futebol.


Subindo na tabela, descendo no mapa, chegamos à Académica de Coimbra onde habita na frente de ataque da Briosa outro dos grandes avançados do nosso campeonato. Salim Cissé tem apenas 20 anos e está apenas na sua 2.ª época enquanto sénior, a primeira em Portugal. A velocidade e a capacidade de aceleração são as suas principais características, tornando-se num jogador perigossísimo no contra-ataque. Destas virtudes não estarão alheios os 5 golos já apontados no campeonato, aos que se juntam mais dois na Liga Europa, estes últimos uma prova de maturidade do atleta. A imagem diz tudo, Cissé tem uma enorme margem de progressão e por certo a sua carreira irá ser em ascensão.


Sobe-se mais um pouco na classificação, volta-se a descer no mapa, e encontra-se uma das revelações do campeonato! Pedro Santos, aos 24 anos, e após 3 temporadas no Leixões, afirmou-se no primeiro escalão do futebol português ao serviço do Vitória FC. O jovem formado no Casa Pia, tem sido a principal figura da equipa após Meyong e poderá vir a ganhar ainda mais destaque nesta 2.ª volta do campeonato, com a saída do camaronês para a Angola. Velocidade, capacidade técnica e de drible, e um remate colocadíssimo são as suas maiores qualidades, parâmetros fulcrais para um extremo de qualidade à imagem de Pedro Santos. Uma coisa é certa, o jogador sadino já começou a despertar a cobiça de clubes de campeonatos de maior projeção e poderá a qualquer momento dar o "salto", sendo que ao que tudo indica o Dusseldorf da Alemanha, já mostrou interesse em contar com o português no seu plantel.


Para provar que não é só de fantasistas promissores que está recheado o nosso "Portugal dos Pequenitos", aparece Jaime do Beira-Mar. Formado no clube aveirense como médio-defensivo, o jovem de 23 anos tem vindo gradualmente a transformar-se num defesa-central, apesar de tapado na temporada passada por Hugo e Yohan e nesta por Hugo e Sasso, fazendo por isso com que continue por vezes a alinhar na posição mais recuada do meio-campo dos auri-negros, tendo inclusive já atuado sobre a lateral direita da defesa. Jaime tem no entanto aproveitado as debilidades físicas do capitão aveirense Hugo, para ganhar espaço no eixo da defesa, e tem cumprindo exemplarmente com as suas funções. Um bom jogo áereo e um excelente sentido posicional são as principais características que abonam a seu favor, tendo ainda como extra um ótimo remate de meia distância que ao longo destas duas últimas épocas tem valido golos para a sua conta pessoal. Jaime é um exemplo para os jovens em Portugal acreditarem que é possível chegar-se a um clube de primeira divisão após se trabalhar arduamente ao longo de todo o percurso nas camadas jovens.


Subindo até ao atual 10.º classificado da liga, o primeiro clube referido nesta crónica com objetivos de lutar por uma posição europeia, o Marítimo, podemos encontrar um dos melhores laterais-esquerdos do nosso campeonato, Rúben Ferreira. Com apenas 22 anos, Rúben já foi chamado à Seleção portuguesa, fruto das suas boas exibições ao serviço do clube madeirense. O jovem lateral é dotado de uma boa capacidade de cruzamento, de um remate fácil e ainda de uma velocidade apreciável, destacando-se a nível ofensivo, nas subidas que faz ao longo do flanco esquerdo. Apesar de ter contrato até 2016, o jovem talento maritimista está destinado a outros voos e nada faz prever que o cumpra até ao fim.


Se o Estoril está a fazer uma época surpreendente, muito o deve em grande parte a Licá. Embora se tenha tardado a afirmar, aos 24 anos, Licá conseguiu chamar a atenção de clubes de maior valia, que o diga Salvador (presidente do Braga) que estará por estas horas a tentar alistar o estorilista ao seu plantel. Licá é um jogador de faixa que procura zonas centrais do terreno de jogo através de movimentos interiores, que já lhe valeram 3 golos até ao momento. É no entanto como apoio a Luís Leal que mais se destaca, com assistências decisavas para o melhor marcador do Estoril. Dotado de grande velocidade e de uma excelente percepção de que espaços pisar, promete não ficar durante muito mais tempo nos canarinhos e rumar a outras paragens.


Uma das maiores revelações do campeonato, surge somente aos 29 anos de idade! Tarantini na sua 5.ª época ao serviço do Rio Ave está a afirmar-se como um dos maiores talento do futebol português. Sendo na posição 8 ou na posição 10, Tarantini faz uso da sua excelente visão de jogo e qualidade de passe para ajudar os vilacondenses a serem uma das grandes surpresas do campeonato ao encontrarem-se na 5.ª posição, quase finalizada a 1ª volta da liga. Dono de um fortíssimo e colocado pontapé de meia-distância, Tarantini faz juz ao dizer popular do vinho do porto, com a sua qualidade a crescer ao longo dos anos. Um médio de enorme elegância que poderá acabar a carreira como nunca imaginou, nem nos seus sonhos mais cor-de-rosa.


O Paços de Ferreira é até ao momento a grande surpresa do campeonato. Na 4.ª posição a apenas 1 ponto do 3.º classificado, Sporting de Braga, os castores bem podem agradecer a magnífica época que Josué vem realizando. Começando a época como opção secundária, o jovem internacional português tem vindo a conquistar o seu espaço no plantel do Paços, notabilizando-se no jogo em Alvalade frente ao Sporting e nos 4 golos em 2 jogos conseguidos para a Taça da Liga. Apesar de usar o número 7 na camisola, Josué é um 10 à antiga, com o "perfume" dos grandes jogadores! Tendo na visão de jogo a sua principal característica não estranha que seja um jogador habituado a oferecer golos aos seus colegas de equipa. Com apenas mais uma temporada e meia de contrato com os castores, é provável que não demore muito a seguir outro trajeto de maior projeção. Para já, poderemos vê-lo como aposta mais regular do técnico da equipa da capital do móvel.


Inúmeros casos mais poderiam ser exibidos, como Joãozinho, Serginho (Beira-Mar), Steven Vitória (Estoril), Pablo Oliveira (Moreirense), Adriano Facchini (Gil Vicente), Filipe Augusto (Rio Ave), Isael (Nacional), entre outros... No entanto, estes exemplos são suficientemente demonstrativos da qualidade que temos por trás das "fachadas" do nosso futebol.


Como no "Portugal dos Pequenitos", situado em Coimbra, cabe aos amantes de futebol observar pelas pequenas janelas que por terras lusitanas há, com a curiosidade de um menino de tenra idade, para se descobrir as pérolas "ocultas" do nosso futebol.


Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Tags:
 
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 
mais notícias de Escrevem os leitores
29-09-2014, às 23:18 - Envie-nos os seus textos
27-09-2014, às 22:13 - Uma posse que implode e não explora
25-09-2014, às 18:13 - O estranho paradoxo Ola John/Franco Jara
23-09-2014, às 22:18 - O novo comandante
22-09-2014, às 19:29 - Jesus e Mourinho: mal na fotografia
22-09-2014, às 16:02 - O Novo Sporting
21-09-2014, às 23:55 - Futebol - um desporto de máquinas?
21-09-2014, às 21:56 - Percebemos futebol?
20-09-2014, às 13:58 - Nani marca e cala
15-09-2014, às 20:20 - Bayern mais fraco?
15-09-2014, às 18:18 - Ai, Jesus! Mais milhões
15-09-2014, às 16:22 - O ano de Mourinho, novamente
14-09-2014, às 23:39 - Em Guimarães nasceu o primeiro desaire
14-09-2014, às 20:43 - O novo Barcelona de Luis Enrique
13-09-2014, às 21:21 - O que fica da goleada de Setúbal

Esqueci-me da password | Novo registo


comentário mais votado
Rotterdam82
21-01-2013, às 23:21 
"Excelente artigo com uma mensagem muito interessante. Só posso acrescentar...deixem-se de provincianismos bacocos e em vez de apoiarem os clubes de Lisboa ou do Porto, apoiem os clubes das vossas terras e regiões!"
Com votação igual a +8 (8 votos)
  • Mais recentes
  • Mais antigos
  • Mais votados
  • Menos votados
Boss15
22-01-2013, às 12:22 
Apesar de muito bem escrito, acho que falta o jogador que, penso mais impressionou esta época. Vítor do Paços de Ferreira, esse é craque e não tenham dúvidas disso. E como se revelou ainda na última jornada, 3 Avançados como há muito não se via no futebol Português (e Portugueses!) Baldé, Edinho e Éder este último cresceu de uma forma estonteante!
Votação: +3 (3 votos)
Responder  Denunciar
#1
Rotterdam82
21-01-2013, às 23:21 
Excelente artigo com uma mensagem muito interessante. Só posso acrescentar...deixem-se de provincianismos bacocos e em vez de apoiarem os clubes de Lisboa ou do Porto, apoiem os clubes das vossas terras e regiões!
Votação: +8 (8 votos)
Responder  Denunciar
#2


  • Resultados
  • |
  • Classif.
  • |
  • Goleadores
  • |
  • Próx. jornada
7ª jornadaLiga
03/10V. Guimarães
-
Boavista20:30
04/10Penafiel
-
Sporting20:15
05/10P. Ferreira
-
Marítimo16:00
05/10Académica
-
Moreirense16:00
05/10Gil Vicente
-
Estoril16:00
05/10FC Porto
-
Sp. Braga18:00
05/10Benfica
-
Arouca18:00
05/10Nacional
-
Rio Ave19:00
05/10Belenenses
-
V. Setúbal20:15
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV HD
TVI


SportTV Live
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
Sporting TV


8ª jornadaLiga
24/10V. Setúbal
-
V. Guimarães20:30
25/10Boavista
-
P. Ferreira16:00
25/10Moreirense
-
Gil Vicente16:00
25/10Arouca
-
FC Porto20:15
26/10Nacional
-
Académica16:00
26/10Estoril
-
Belenenses16:00
26/10Sporting
-
Marítimo18:00
26/10Sp. Braga
-
Benfica20:15
27/10Rio Ave
-
Penafiel20:00
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV HD
TVI


SportTV Live
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
Sporting TV


7ª jornadaLiga
PClubePtsJVEDGolos
Benfica16651015-4
FC Porto1263308-2
Marítimo12640210-5
Sp. Braga1163219-3
V. Guimarães11632111-7
Rio Ave10631213-7
Sporting1062409-4
Belenenses1063128-8
P. Ferreira862225-5
10ºArouca762134-6
11ºV. Setúbal762135-10
12ºBoavista762134-10
13ºAcadémica661326-7
14ºMoreirense661323-7
15ºEstoril561239-14
16ºNacional461145-9
17ºPenafiel461143-9
18ºGil Vicente160155-15
 
7ª jornadaLiga
Golos

1
Talisca (Benfica)
5
2
5
3
Fransérgio (Marítimo)
4
4
Bernard (V. Guimarães)
4
5
Hassan (Rio Ave)
3
6
Maazou (Marítimo)
3
7
Carrillo (Sporting)
3
8
Diego Lopes (Rio Ave)
3
9
Kuca (Estoril)
3
10
Deyverson (Belenenses)
3
11
Simy (Gil Vicente)
2
12
Zé Luís (Sp. Braga)
2
13
Rúben Micael (Sp. Braga)
2
14
2
15
Bruno Miguel (Estoril)
2
16
Bruno Moreira (P. Ferreira)
2

Fernando Santos é a melhor escolha para selecionador?

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty