A seleção portuguesa feminina de voleibol venceu esta sexta-feira a sua congénere de Israel, por 3-1, em Rovijn, na Croácia, e manteve em aberto a possibilidade matemática de se qualificar para o Euro2017.

Portugal venceu a seleção israelita pelos parciais de 25-19, 23-25, 25-19 e 25-12, e segue na terceira posição do grupo D, liderado pela invicta Croácia, com três vitórias, seguido da Eslováquia.

A seleção lusa, que no primeiro torneio do grupo D, disputado há uma semana na Póvoa de Varzim, tinha vencido Israel por 3-0, defronta sábado a anfitriã Croácia e no domingo 'fecha' a sua participação na 'poule' frente à Eslováquia.


O vencedor do grupo D apura-se diretamente para a fase final e o segundo classificado disputará uma terceira ronda, sob a forma de um playoff (casa e fora), com o segundo classificado do grupo F, que integra as seleções da República Checa, Eslovénia, Bielorrússia e Grécia.

Estão já apuradas para o Euro2017 as seleções do Azerbaijão e da Geórgia, países organizadores da fase final, e da Rússia, da Holanda, da Sérvia, da Turquia e da Alemanha (os cinco melhores classificados do Europeu de 2015).

Por apurar estão os seis primeiros classificados dos grupos da segunda ronda de qualificação e os três vencedores dos playoff da terceira ronda, num total de 16 seleções.

Autor: Lusa