A seleção feminina portuguesa de voleibol perdeu este domingo por 3-0 com a Croácia, na terceira e última jornada do primeiro torneio da Poule D da segunda ronda de qualificação para o campeonato da Europa.

Com este resultado, Portugal segue para o segundo torneiro, que se vai realizar precisamente na Croácia, de 23 a 25 de setembro, em terceiro lugar, estando obrigado a vencer os seus jogos se quiser continuar a sonhar com uma presença no Europeu que se realizará no Azerbaijão e na Geórgia, em 2017.

O 3-0 de hoje a favor das croatas espelha a superioridade da equipa de Mirosla Aksentijevic, que lidera a 'poule', tendo conseguido três vitórias categóricas, mas também alguma falta de consistência de Portugal, que até tinha entrado bem no torneio, com uma vitória (3-0) sobre Israel na sexta-feira, mas já tinha perdido (3-1) no sábado com a Eslováquia.


No primeiro (25-15) e terceiro (25-18) 'sets', repetiram-se os resultados dos tempos técnicos (8-6 e 16-9), com diferenças de dois e sete pontos que refletem como Portugal entrava em jogo com alguma dinâmica, mas rapidamente se deixava deslumbrar e anular pela força da equipa croata.

Já o segundo 'set', foi mais equilibrado, embora as jogadoras portuguesas raramente tenham conseguido fazer vários pontos seguidos, mas merece nota Júlia Kavalenka, que rematou muito bem, conseguindo igualar a melhor concretizadora da Croácia com 11 pontos.

O conjunto orientado por António Guerra segue agora para o segundo torneio focado em conseguir pelo menos o segundo posto. A primeira equipa classificada apura-se diretamente para o Europeu, enquanto a segunda disputa um 'play off'.

Jogo disputado no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim

Portugal-Croácia, 0-3

Sob arbitragem de Vittorio Sampaolo (Itália) e Mamdouh (França), as equipas alinharam e pontuaram:

Portugal: Eduarda Duarte (2), Carla Sousa, Vanessa Rodrigues, Juliana Antunes (8), Aline Rodrigues (5) e Júlia Kavalenka (11). Jogaram ainda Joana Resende (líbero), Marta Hurst (7), Ana Couto (2), Neusa Neto, Helena Monteiro e Daniela Loureiro (líbero).

Selecionador: António Guerra.

Croácia: Ana Grbac (2), Mira Topic (6), Ema Strunjak (4), Mia Jerkov (8), Samanta Fabris (11) e Maja Poljak (7). Jogaram ainda Rene Sain (líbero), Beta Dumancic (1), Bernarda Brcic (2), Jelena Alajberb (2), Lucija Mlinar e Dinka Kulic.

Selecionador: Mirosla Aksentijevic.

Assistência: Cerca de 1500 espetadores.

Autor: Lusa