O francês Sebastien Ogier (Volkswagen) ascendeu este sábado à liderança do Rali da Catalunha, 11.ª prova do Mundial de ralis, destronando o espanhol Dani Sordo (Hyundai), e ficou mais perto de renovar o título de campeão.

Sordo iniciou a etapa com uma vantagem de 17 segundos sobre Ogier, mas o campeão em título, que persegue o quarto consecutivo, encurtou aos poucos a diferença, que acabou por anular e superar na sétima e penúltima especial.

A jornada principiou com o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen) a ser o piloto mais rápido, registando o melhor tempo nos dois primeiros troços cronometrados.

A partir da terceira especial começou o recital de Ogier, que levou o seu Volkswagen ao triunfo nos cinco seguintes e à liderança na Catalunha, quando faltam disputar quatro provas especiais de classificação, no domingo.

À entrada para a derradeira etapa da prova, que deverá ser de consagração para o piloto francês, uma vez que lidera com 5,8 segundos de vantagem sobre Sordo e 1.03,9 minutos sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai).

O piloto gaulês lidera o Mundial de pilotos com 195 pontos, mais 65 do que o norueguês e seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen e mais 83 do que o belga Thierry Neuville.

Mikkelsen foi forçado a abandonar a prova catalã, na 12.ª especial, quando seguia no terceiro lugar do rali, devido a um problema mecânico no depósito de combustível.

Autor: Lusa