O antigo ginasta português Nuno Merino, 6.º classificado na prova de trampolins dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, foi nomeado treinador principal da seleção dos Estados Unidos naquela especialidade.

Segundo uma nota publicada no site da Federação de Ginástica dos Estados Unidos, competirá a Nuno Merino o "planeamento e programação" de treinos das seleções, bem como "o acompanhamento do trabalho individual dos atletas com os respetivos treinadores".

Neste sentido, Nuno Merino, que também trabalhará em conjunto com o diretor do programa de coordenação de alto rendimento, "irá definir metas e objetivos" em cada área dos trampolins.

"É com grande honra que aceito este cargo. É um grande orgulho ser escolhido entre um grupo de grandes treinadores que existem nos Estados Unidos", começou por referir Nuno Merino, citado no site da federação norte-americana.

O antigo ginasta português, oriundo de Tomar e a residir com a mulher nos Estados Unidos, disse ainda acreditar ter "as qualidades necessárias para desenvolver novos padrões que permitam à seleção dos Estados Unidos atingir os objetivos que todos desejam".

"Vou esforçar-me para formar um grupo que cultive abertura e transparência e motivar a comunicação entre os atletas e os seus treinadores", acrescentou o português.

Para George Drew, diretor do programa de coordenação de alto rendimento, Nuno Merino é "uma pessoa que lidera pela positiva e tem em conta os valores e a atenção que este cargo merece".

Autor: Lusa