Expectativas elevadas para o FC Porto e Benfica no duelo de hoje (17h00), no Dragão Caixa, a contar para a 2ª jornada da Liga Placard, a avaliar pelos registos dos dragões e águias na estreia no campeonato.

Depois de o FC Porto ter levado para o museu o troféu correspondente à Supertaça com uma exibição de luxo, em Vila Real, frente ao Benfica (84-70), no último domingo, o duelo desta tarde promete porque tudo é diferente. Animicamente, as vitórias expressivas na jornada inaugural podem dizer alguma coisa. O Benfica ganhou em casa ao V. Guimarães (85-64) e o FC Porto foi vencer a Ponte de Sor o Eléctrico, por 101-67.

Moncho López, técnico dos dragões, fez uma análise detalhada do cenário que poderá ter pela frente: "Não gosto de jogar às adivinhas, mas esperemos que o fator casa seja importante para decidir um jogo que prevejo equilibrado. Não podemos pensar que será mais fácil porque vencemos na Supertaça. Sabemos o caminho para vencer, mas temos de continuar a trabalhar de forma determinada e cumprir as tarefas táticas, lutando muito", sublinhou o técnico do FC Porto, campeão nacional.

Na opinião de Moncho López, os dragões têm de jogar de forma rigorosa. "Acho que vamos conseguir interiorizar o plano de jogo e corrigir as coisas que correram menos bem na Supertaça e estar alerta, porque o Benfica tem mais armas e pode repetir, por exemplo, uma defesa à zona, utilizando o Carlos Andrade na posição 4", observou o responsável técnico do FC Porto, que no ano passado derrotou o Benfica em três finais.

Estabilidade

Brad Tinsley tem sido uma das armas do conjunto azul e branco e, tal como Moncho López, o jogador norte-americano não deixou de sublinhar que o adversário tem valor. "É uma boa equipa, muito talentosa e apresenta muitas armas. Temos de estar concentrados para voltar a ganhar, tal como sucedeu na Supertaça. Tenho-me sentido bem, mantemos o mesmo treinador, a mesma estrutura e isso é bom porque é uma estabilidade", concluiu Tinsley.

Vencer fase regular

Do lado do Benfica foi João Soares a falar pelos encarnados. "É a segunda jornada, vamos lutar pelo nosso objetivo que passa por ficar no primeiro lugar da fase regular para termos o fator casa no playoff", disse o extremo à BTV.

Este FC Porto-Benfica conta para outra competição e João Soares diz que a Supertaça pertence ao passado. "O que interessa é a resposta que demos, ganhando ao V. Guimarães. Temos de melhorar e ganhar o máximo de jogos possível para acabarmos no primeiro lugar. Temos condições para ganhar no Dragão Caixa", frisou.


Autores: Humberto Ferreira e Norberto Santos