A preparar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Benfica fez ontem uma boa exibição na 1ª jornada do Torneio Internacional da Luz e venceu (73-59) a equipa espanhola do Palma Air Europa. As águias apuraram-se para a final de hoje (21h30), frente aos vice-campeões angolanos do Libolo, que bateram (93-86), por sua vez, os também ‘nuestros hermanos’ da LEB Ouro, o Oviedo.

Apesar do sucesso, os encarnados, já com os seus internacionais oriundos da Seleção, demoraram a entrar no jogo, perante um adversário ainda em ritmo de pré-temporada, assistindo-se a uma partida nem sempre bem jogada.

Depois de um 1º período equilibrado (13-11), foi, então, que os vice-campeões nacionais imprimiram velocidade e defenderam melhor, baralhando a estratégia da turma de Arenal, Palma de Maiorca. Foi a oportunidade de ‘rookies’ como Aljaz Slutej e Sérgio Silva se mostrarem, assim como os reforços, designadamente o angolano Carlos Morais ou os norte-americanos Raven Barber e Damian Hollis. Com um parcial de 12-0, o Benfica ‘secou’ o Palma em 7.37 minutos no segundo período e disparou para uma vantagem de 13 pontos (30-17) ao intervalo.


Com a partida controlada, o treinador Carlos Lisboa aproveitou para dar minutos a todo o plantel, mantendo a mesma consistência. Cláudio Fonseca (15 pontos e 8 ressaltos) foi adversário inconformado. "Ficámos com a equipa completa desde ontem [anteontem], pelo que há muito para trabalhar em termos ofensivos. É pena só termos mais uma semana para preparar o jogo com o Varese", considerou Carlos Lisboa. Antes da final, jogam hoje (18h30) pelo 3º lugar Oviedo-Palma, sendo apresentada a Formação do Benfica.

Autor: Alexandre Reis