Os mais atentos ao futebol inglês lembram-se certamente de Jermaine Jenas, médio talentoso que ganhou mediatismo ao serviço do Newcastle, clube pelo qual assinou em 2002, proveniente do Nottigham Forest.

Passados todos estes anos, o agora jogador do QPR revelou, em entrevista ao Daily Star, que nessa altura recebeu uma proposta "estranha" do Manchester United, feita pelo sempre interventivo Sir Alex Ferguson.

"Estava no Nottingham Forest e sentei-me com o meu treinador, que me informou de três propostas – o Leeds oferecia 5 milhões de libras, assim como o Newcastle, enquanto o Manchester United oferecia 3 milhões. Pareceu-me estranho oferecerem menos, mas o meu agente explicou-me que o Sir Alex Ferguson considerava que seria uma honra para mim jogar pelo United, portanto só chegava até aquele valor", garantiu o médio de 33 anos.

Como o mediático treinador escocês não garantia tempo de jogo em Manchester, Jenas ficou-se pelas restantes opções – Leeds ou Newcastle: "Recebia telefonemas diários do Sir Bobby Robson e do David O’Leary. Não sabia o que fazer. O Leeds estava na Champions e ficava mais perto de minha casa, mas o meu agente torceu o nariz à ideia. Então fui a St. James PArk e decidi ao fim de um minuto que iria ficar no Newcastle. O Sir Bobby Robson disse-me que ia jogar e ser útil. E assim foi."

"Se tivesse ido para o Manchester United, nunca mais teriam ouvido falar de mim", rematou.


Autor: João Seixas