O árbitro João Capela foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir a partida entre o Sporting e o Estoril, referente à 6.ª jornada da Liga NOS.

O internacional de 42 anos estava afastado dos jogos do clube de Alvalade desde o encontro com o Benfica de 2012/13, disputado a 21 de abril de 2013, que os encarnados venceram por 2-0.

A arbitragem foi muito contestada pelo Sporting, nomeadamente quanto a um penálti não assinalado de Garay sobre Wolfswinkel, além de dois lances envolvendo Maxi Pereira, um com Capel e o outro com Viola. O observador do encontro não concordou com o ponto de vista dos leões, uma vez que atribuiu nota 3,7 a Capela. O certo é que, de então para cá, não mais o lisboeta dirigiu encontros do clube. Até esta semana: o novo CA da FPF não quer vetos e, por isso, escolheu o internacional para arbitrar o Sporting-Estoril; para além disso, foi o segundo classificado na lista da época passada, sendo por isso perfeitamente elegível para este jogo.


Nuno Almeida, terceiro do ano passado, estará no FC Porto-Boavista, enquanto Tiago Martins, que foi quarto, vai apitar o Chaves-Benfica. Dos melhores da última época, apenas Artur Soares Dias não tem qualquer jogo marcado, uma vez que se encontra num seminário da FIFA.


Autor: Miguel Pedro Vieira