O Varzim, da 2.ª Liga, venceu este domingo o Recreio de Águeda, do Campeonato Portugal, por 3-0, em partida da terceira eliminatória da Taça de Portugal, marcada por um bis do avançado Rui Costa.

Com o comando técnico entregue a João Eusébio, coordenador da formação do clube poveiro, que assumiu interinamente o cargo de treinador após a saída de Armando Evangelista, o Varzim não facilitou e entrou forte no jogo, marcando na primeira parte dois golos que cedo decidiram o rumo da eliminatória.

Nos primeiros 20 minutos, sucederam-se as oportunidades de perigo junto da baliza do Águeda, sequência iniciada com um cabeceamento de Sandro, após um pontapé de canto apontado Rui Coentrão, que logo a seguir isolou-se e falhou uma grande ocasião.

Éder Diez desperdiçou a melhor oportunidade para os alvi-negros, acertando na barra num remate efetuado na pequena área, seguindo-se o golo inaugural, apontado por Rui Costa, de cabeça, após um cruzamento de Rui Coentrão.

À exceção de um contra-ataque prometedor em que André Nogueira decidiu-se pelo remate quando tinha outras soluções para prosseguir o lance, o Águeda não incomodou a defesa varzinista.

Aos 36 minutos, Rui Coentrão apontou um livre e Sandro desviou, de cabeça, para o fundo da baliza, aumentando a vantagem para 2-0.

Confortável com o resultado, o Varzim limitou-se a gerir o encontro na segunda parte, dominada quase na totalidade pelos visitantes. Paulo Vítor brilhou na baliza, defendendo um livre de Renan e um remate de Zé Bastos.

Os poveiros fecharam as contas em contra-ataque, com Rui Costa a bisar após passe de Rui Coentrão.

No período de descontos e já com o Varzim reduzido a 10 unidades depois da expulsão de Delmiro, Marc teve oportunidade de marcar o golo de honra de grande penalidade, mas Paulo Vítor voltou defendeu o remate.

Jogo no Estádio do Varzim SC.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores: 1-0, Rui Costa, 19 minutos, 2-0 Sandro, 36, 3-0, Rui Costa, 78.

Varzim: Paulo Vítor, Jean, Sandro, Nelson Agra, Delmiro, Leonel Olímpio, Nelsinho (Organista, 5), Rennan (Denot, 58), Rui Coentrão, Rui Costa e Eder Diez (Lima Pereira 84).

Suplentes: Paulo Cunha, Lima Pereira, Tiago Alves, Romário, Rui Neta, Denot e Organista.
Treinador: João Eusébio.

Recreio de Águeda: João Figueiredo, Rodrigo, Nuno Cruz, Samer, Renan, Moedas, Aranha (Sanches, 68), Marcelo, Iafai (Marc, 63), Zé Bastos e André Nogueira (Tiago Oliveira, 68).

Suplentes: Renato, Pinho, Luís, Sanches, Tiago Oliveira, Marc e Lobo.
Treinador: João Pedro Mariz.

Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Delmiro (38 e 81), Aranha (45+1), Iafal (53), Denot (70) e Marc (89). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Delmiro (81).

Assistência: 400 espetadores.

Autor: Lusa