O União da Madeira venceu esta quarta-feira por 2-0 em casa do Vitória de Guimarães B, jogo referente à 8.ª jornada da 2.ª Liga, no qual se mostrou a equipa mais coesa ao longo dos 90 minutos.

Golos de Tiago Ferreira (25 minutos) e de Rafael Porcellis (76) permitiram aos madeirenses somarem o terceiro jogo seguido sem perderem e ascenderem provisoriamente ao oitavo lugar, com 12 pontos, mais dois do que a equipa de Vítor Campelos, 14.ª.

A formação insular, com melhor ligação entre o meio-campo e o ataque, dominou a primeira parte e dispôs da primeira ocasião aos 24 minutos, quando Ryan Ramos ganhou espaço na área vitoriana e desferiu um remate forte e colocado, que Georgemy desviou pela linha final.


Do canto resultou o golo inaugural do desafio, com Porcellis e o guardião vitoriano a dividirem o esférico nas alturas, tendo a bola sobrado para Tiago Ferreira, que, na pequena área, apenas teve de encostar para o fundo da baliza (25 minutos).

O União esteve perto de ampliar a diferença mesmo em cima do intervalo, num lance em que o guardião vitoriano negou o golo a Breitner.

Os minhotos, conduzidos por Tozé, elemento da equipa principal, e Tyler Boyd, apenas melhoraram no segundo tempo, embora sem criarem ocasiões junto da baliza madeirense.

O Vitória B perdeu capacidade ofensiva após a saída dos dois jogadores e a equipa de Filó aproveitou para 'selar' o resultado aos 76 minutos, num remate de Porcellis a cerca de 45 metros da baliza, que sobrevoou o adiantado Georgemy e ainda tabelou no poste esquerdo antes de entrar na baliza.

Hélder Ferreira ainda esteve perto de reduzir para os vitorianos, num remate aos 86 minutos, e o guardião vitoriano ainda evitou novo golo insular por mais três vezes até ao apito final.

Jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães

Vitória de Guimarães B - União da Madeira, 0-2

Ao intervalo: 0-1

Marcadores:

0-1, Tiago Ferreira, 25 minutos.

0-2, Rafael Porcellis, 76.

Equipas:

Vitória de Guimarães B: Georgemy, Sacko, Marcos Valente, Denis Duarte, Konan, Joseph, Kiko, Tozé (Haashim Domingo, 65), João Correia (Rui Gomes, 60), Tyler Boyd (Hélder, 73) e Haman.

Treinador: Vítor Campelos.

União da Madeira: Tony, Tiago Moreira, Jaime Simões, Tiago Ferreira, Rúben Lima, Gian Martins, Ryan Ramos, Breitner (Marco Túlio, 89), Hugo Firmino (Rodrigo Henrique, 64), Nuno Viveiros (João Caminata, 65) e Rafael Porcellis.

Treinador: Filó [na foto].

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Ferreira (54), Rodrigo Henrique (74), Joseph (80) e Kiko (90).

Assistência: 1.494 espectadores.

Autor: Lusa