A seleção portuguesa de futebol feminino de Sub-19 estreou-se esta terça-feira a vencer na primeira fase de qualificação para o Europeu da categoria, ao derrotar a Bósnia por 3-0.

Num jogo de 'sentido único', com 21 remates contra zero da Bósnia à baliza de Inês Pereira, Portugal dominou e foi com naturalidade que chegou ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de Josephine Monteiro (13 minutos) e Rita Cheganças (40).

O segundo golo surgiu na marcação de uma grande penalidade, a castigar falta sobre a própria Rita Cheganças, jogadora que esteve também no terceiro golo de Portugal, ao assistir, já na segunda parte, Catarina Amado, aos 64 minutos.

A vitória na estreia no grupo 7, cujos jogos decorrem na Bósnia-Herzegovina até domingo, deixa Portugal na liderança, juntamente com a Suécia, que também hoje venceu a Geórgia por 4-0 e tem vantagem de mais um golo.

A seleção portuguesa defronta a Geórgia na quinta-feira e a Suécia no domingo, com ambos os jogos agendados para Bijeljina.

A fase de qualificação integra 11 grupos de quatro equipas em minitorneios num único local, com os vencedores e os dez segundos classificados com melhor registo diante das equipas em primeiro e terceiro lugar nos seus grupos a avançarem até à ronda de elite juntamente com três seleções isentas: as cabeças-de-série França, Inglaterra e Alemanha.

Jogo no Estádio Etno Selo Stanisici, em Bijeljina.

Bósnia-Herzegovina-Portugal, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadoras:

0-1, Josephine Monteiro, 13 minutos.

0-2, Rita Cheganças, 40 (penálti).

0-3, Catarina Amado, 64.

Equipas:

Bósnia-Herzegovina: Gvozderac, Butkovic, Limanovic (Skahic, 46 minutos), Rados, Crnobrnja, Bojanic, Kuljanin (Kodzo, 75), Rovcanin, Medic (Kantic, 71), Pasalic e Bagaric.

(Suplentes: Omerovic, Mocevic, Skahic, Kodzo, Cosic, Hodzic e Kantic).

Treinador: Nikola Nikic.

Portugal: Inês Pereira, Tânia Rodrigues, Bruna Costa, Diana Gomes, Bárbara Marques (Inês Salvador, 78), Sofia Borges, Leandra Pereira (Maria Inês, 85), Neuza Besugo (Nicole Nunes, 68), Josephine Monteiro, Rita Cheganças e Catarina Amado.

(Suplentes: Daniela Aráujo, Juliana Silva, Inês Salvador, Nicole Nunes, Maria Inês, Carolina Rocha e Beatriz Fonseca).

Treinadora: Susana Cova.

Árbitro: Lois Otte (Bélgica).

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Kuljanin (48 minutos), Medic (55), Skahic (73) e Crnobrnja (77).

Autor: Lusa