"Gonçalo, conta lá: como é ganhar-lhes?" Na verdade, não sabemos se esta frase foi proferida no balneário do Belenenses durante esta semana mas podia ter sido dita pelos outros 24 jogadores do plantel. Isto porque só o capitão dos azuis já ganhou ao Benfica. Foi a 12 de dezembro de 2004, no Restelo.

Há quase 12 anos, portanto, Gonçalo Brandão, com 18 anos, celebrados dois meses antes, entrou ao minuto 87 para o lugar de Cabral. O Belenenses já vencia por 4-1 e o jovem ajudou a aguentar a pressão final do Benfica. Depois dessa vitória, os azuis só voltaram a bater as águias uma vez, em 2007/08, mas nesse jogo o defesa não saiu do banco de suplentes.

Dos restantes 24 elementos do atual plantel do Belenenses mais nenhum ganhou ao Benfica. O melhor que conseguiram foi empatar, apenas sete deles. No entanto, só um o conseguiu com a camisola da cruz de Cristo: Sturgeon. O atacante esteve no 1-1 na Luz em 2013/14, quando os azuis regressaram ao escalão principal.

De resto, Ventura é o único que terminou mais do que um jogo sem perder contra as águias. Empatou duas vezes, pelo Olhanense e pelo Portimonense. Outra curiosidade: só dois jogadores - dos que já defrontaram os encarnados - podem dizer: "Nunca perdi com o Benfica." São eles Rosell e Betinho, que jogaram só uma vez e empataram: o primeiro pelo Sporting e o outro pelo V. Setúbal.


Autor: Miguel Amaro