O Penafiel qualificou-se este s+abado para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, após derrotar o Amarante, do Campeonato de Portugal, por 1-0, com um golo nos instantes finais do prolongamento.

Wellington anotou de cabeça o único golo do encontro, aos 118 minutos, confirmando o favoritismo do Penafiel, da II Liga e em superioridade numérica desde os 48 minutos, e resolveu um jogo que ameaçou decidir-se nas grandes penalidades.

O Penafiel logrou confirmar o estatuto de favorito, mas beneficiou da expulsão (direta) de Piquet, no início da segunda parte, após uma entrada imprudente e perigosa sobre Diouf, a partir da qual conseguiu criar diversas oportunidades de golo.

Fidelis foi o mais perdulário em Penafiel, ao desperdiçar quatro oportunidades, incluindo uma bola no 'ferro' e outra no poste, secundado por Hélio, Wellington e também por João Paulo, em lances todos construídos após a expulsão dos forasteiros.

Apesar da derrota, o Amarante, que merecia disputar a eliminatória nas grandes penalidades, deixou uma boa imagem e mostrou uma ideia de jogo, assente nas trocas de bola e num futebol apoiado, sem abdicar da organização defensiva, e chegou mesmo a revelar superioridade em campo.

A ausência dos habituais titulares Ivo Gonçalves, Kalindi, Pedro Ribeiro, Daniel Martins e Romeu Ribeiro apenas atenua a gritante falta de ideias do Penafiel, hoje com os estreantes Francesco de início e Danilo a entrar já no prolongamento, cujo jogo ofensivo resultou exclusivamente de centros dos corredores para a área contrária.

Já com as grandes penalidades à vista, Wellington respondeu finalmente em condições ao cruzamento de Gonçalo Abreu da esquerda e, de cabeça, bateu o desamparado Paulo Jorge, fixando o resultado final.

Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel-Amarante, 1-0.

No final do tempo regulamentar: 0-0.

Marcador:

1-0, Wellington, 118 minutos.

Equipas:

- Penafiel: Coelho, Francesco (Wellington, 69), João Paulo, Diouf (Danilo, 99), Pedro Araújo, Rafa Sousa, Hélio, André Fontes, Fernando (Fábio Fortes, 46), Fidelis e Gonçalo Abreu.

(Suplentes: Tiago Rocha, Paulo Bessa, Romeu Ribeiro, César, Wellington, Danilo e Fábio Fortes).

Treinador: Paulo Alves.

- Amarante: Paulo Jorge, Tiago Silva, César, Diogo Vila, Armando, Piquet, Zé Lopes, Rafinha (Paul Ayongo, 62), Rui Magalhães, Tiago André (Dani, 104) e Badará (Rafa, 91).

(Suplentes: Nené, Carlos Silva, Dani, Moreira, Rafa, Rui Sampaio e Paul Ayongo).

Treinador: Pedro Pinto.

Árbitro: Carlos Macedo (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rafinha (52), Pedro Araújo (89), Wellington (119) e Coelho (120). Cartão vermelho direto para Piquet (48).

Assistência: Cerca de 600 espetadores.

Autor: Lusa