O 3º Fórum Nacional do Desporto tem hoje lugar (entre as 9h e as 16h15 ) no Hotel D. Pedro Palace, em Lisboa, e faz convergir vários ramos de atividade de forma a ali partilharem e debaterem aquilo que de melhor se faz em Portugal no campo desportivo.

Alexandre Mestre, presidente do LIDE Desporto - entidade que organiza o colóquio -, reitera que a "conversa que se pretende informal" vai tentar "reforçar o contacto entre agentes desportivos numa época que convém que seja de reflexão depois dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e o Europeu de futebol". "Existe a tendência de enveredar por uma certa ladainha e constatar o que funciona menos bem, mas há muitas práticas que podem ser debatidas, partilhando essas experiências", sublinha.

O antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude garante que é hora de juntar à mesma mesa "o mundo empresarial e o mundo desportivo" já que existem ocasiões em que "quando se pede dinheiro não se sabe como pedir". "É preciso que as empresas conheçam os agentes e percebam o que pode ser feito", acrescenta a Record, que apoia o evento, assumindo que a "aproximação das empresas ao tecido desportivo é fulcral". "Não basta os mecanismos que já existem ao nível do mecenato desportivo, financiamento do Estado ou os patrocínios que já são feitos. Ainda há muito por envolver para que haja retorno financeiro ao investimento no desporto", conclui.


Benfica e Sporting presentes

Entre os oradores, há várias caras conhecidas da esfera pública e não só no sector desportivo. Após a presença do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, na abertura, Carlos Vieira (Sporting) irá intervir na conferência sobre ‘Boas práticas nos modelos de ‘governance’’. Nuno Gomes, figura do Benfica e diretor do Caixa Futebol Campus, estará presente na 2ª conferência (ver quadro abaixo), moderada pelo diretor de Record, António Magalhães.

Para o final, está agendado o discurso de Alexandre Mestre, precedido pela homenagem ao atleta paralímpico Lenine Cunha, sob o olhar de 150 convidados.

Autor: Flávio Miguel Silva