O Benfica é o novo líder da Liga. Os encarnados venceram o Sp. Braga, por 3-1, e beneficiaram da derrota do Sporting, na véspera, em Vila do Conde, por resultado idêntico. Pela primeira vez na presente temporada, o tricampeão nacional ganhou em casa e isolou-se no topo da tabela, vendo, simultaneamente, todos os mais diretos adversários perderem terreno. Além de Sporting e Sp. Braga, que habitualmente se posicionam nos lugares cimeiros da classificação, também o FC Porto, com um surpreendente nulo em Tondela, se atrasou ainda mais em relação aos encarnados.

Rio Ave, Chaves e Feirense

À 5ª jornada, e com os sete primeiros classificados separados por apenas 4 pontos, é obviamente prematuro tirar conclusões, mas há já a assinalar o bom começo de campeonato do Rio Ave, que se encontra no pelotão dos terceiros classificados, e dos recém-promovidos Chaves e Feirense, a antecederem um trio de luxo, de que FC Porto e Sp. Braga também fazem parte.


A ronda 5 da Liga fica marcada, por outro lado, pela primeira derrota do V. Setúbal, e logo em casa e por números expressivos (4-1), e pelas primeiras vitórias de Paços de Ferreira (precisamente no Bonfim), Estoril e Nacional. Aliás, a equipa orientada por Manuel Machado somou mesmo os primeiros 3 pontos da temporada. Foi no dérbi madeirense, o que tem um sabor diferente e... com um golo fabuloso da autoria de Salvador Agra.

Autor: Luís Pedro Sousa