Na Li vai disputar o Open Pan Pacific
vários atletas desistiram do torneio
sexta-feira, 21 setembro de 2012 | 11:03
Fotos: Miguel Barreira / Record
 
 

A tenista chinesa Na Li vai disputar o Open Pan Pacific na próxima semana, no Japão, apesar de vários atletas de ambos os países estarem a desistir dos torneios desportivos devido às tensões entre Pequim e Tóquio por questões territoriais.


A tenista, que ocupa a oitava posição do ranking mundial WTA, finalista do Estoril Open em 2005 e 2006 e campeã em Roland Garros 2011, vai juntar-se às compatriotas Zheng Jie, campeã do Estoril Open2006 e Peng Shuai.


"Elas vêm participar. Não ouvimos o contrário", disse um oficial do torneio que começa domingo, dotado com 2,17 milhões de dólares. O torneio WTA disputa-se numa altura em que as relações diplomáticas entre a China e o Japão têm-se agravado nos últimos dias, depois dos chineses terem voltado a reclamar a soberania das ilhas Diaoyu (denominadas Senkaku, em japonês). Depois do Japão ter nacionalizado o território no início do mês, varias manifestações anti-Japão eclodiram por toda a China, com a destruição de carros japoneses e comercio, além de assaltos contra cidadãos japoneses.


Vários atletas japoneses desistiram de participar em competições de râguebi, ciclismo e ténis de mesa por equipas realizadas na China por temerem pela sua segurança.


Entretanto, também atletas chineses não vão participar no Open do Japão de badminton, em Tóquio. A crispação entre os dois países foi novamente avivada na semana passada pelo anúncio da compra pelo país nipónico de três das ilhas disputadas pelas duas nações, ao que Pequim respondeu com o envio de barcos patrulhas para a zona.


O arquipélago na base da discórdia, e que se crê rico em recursos marinhos e energéticos, situa-se a 250 quilómetros da costa chinesa e a 200 a oeste do arquipélago japonês de Okinawa.


Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Tags:
 
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 
mais notícias de Ténis
Ontem, às 15:59 - WTA Wuhan (China): resultados
Ontem, às 14:23 - ATP Shenzen (China): resultados
21-09-2014, às 16:02 - ATP Metz (França): resultados
21-09-2014, às 15:33 - João Sousa-David Goffin, 4-6 e 3-6
21-09-2014, às 09:47 - WTA Tóquio (Japão): resultados
21-09-2014, às 09:46 - WTA Seul (Coreia do Sul): resultados

Esqueci-me da password | Novo registo


  • Mais recentes
  • Mais antigos
  • Mais votados
  • Menos votados



Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty