Paulo Bento: «Equilibrados e rigorosos»
selecionador na grande entrevista da rtp
quinta-feira, 14 outubro de 2010 | 22:06
 
 

Paulo Bento foi o convidado da Grande Entrevista da RTP. O selecionador nacional abordou uma série de assuntos relativos ao presente e futuro da equipa que comanda e olhou também aquilo que tem sido a sua carreira. O arranque fez-se com a memória do pai, com Paulo Bento a assumir que gostaria de partilhar com o progenitor tudo o que tem vivido nos últimos tempos.


"Gostaria que estivesse neste momento perto de mim, tal como gostava que estivesse quando acabei carreira como jogador. Foi das pessoas que mais me apoiou na carreira como jogador e gostaria que estivesse presente comigo. Infelizmente não é possível", assumiu.


Questionado sobre o facto de ter pertencido a uma geração de jogadores onde não existia "vedetismo", o selecionador foi claro: "Sempre houve jogadores a terem um maior destaque, pela forma de estar na profissão e pela vida pessoal. Ainda joguei com alguns dos que marcaram uma geração, como Figo, Rui Costa e João Pinto. Também o Pedro Barbosa. Em termos de qualidade marcaram uma geração, mas o que escolhemos depois em termos de convivência entre vida pessoal e profissional, já depende do caráter de cada um."


Elogios rasgados a Ronaldo


Bento e Ronaldo foram companheiros como jogadores. De lá para cá muito mudou, mas as qualidades do craque português do Real Madrid continuam a ser bem evidentes para o selecionador nacional.


“Não fiz nada de especial com ele nem com outro jogador que tenha estado neste estágio. Convivi com ele no meu final de carreira e com o arranque da carreira dele Já tinha muita vontade de trabalhar nessa altura e muita capacidade de trabalho. Essa capacidade foi sempre defendida pelos seus treinados. O que posso dizer, para além do potencial que ele tem, é aquilo que é como profissional. Sempre preparado e empenhado no que faz", garantiu.


"No caso de Ronaldo, não parecia justo que tivesse de resolver todos os problemas da Seleção. Parece-me que estando envolvido numa dinâmica conjunta pode render ainda mais", explicou depois sobre as mudanças no desempenho do jogador, antes e depois da chegada de Paulo Bento.


Diferenças para Queiroz


Questionado sobre o mau ambiente entre jogadores e Queiroz, patente no Mundial'2010, Bento resguardou-se mas não se furtou à questão: "Devemos pensar nesta nova fase que começou e nas vitórias averbadas, que são muito importante rumo ao Euro'2012. Devemos deixar de parte esses problemas, que existiram, mas acho que não devemos estar a voltar a esse tema."


"Fui contratado para um objetivo e isso é o que me preocupa - levar Portugal ao Europeu. A mim preocupa-me neste momento conseguir os objetivos. Encontrei um grupo crente no apuramento, porque essa era a minha função. Não era importante para mim saber se os jogadores acreditavam ou não no apuramento, mas sim olhar para o futuro", explicou depois.


Mudanças necessárias


O treinador assumiu as mudanças que efetivou ao chegar à Seleção Nacional, dentro e fora de campo. As mexidas no miolo foram as mais relevantes, mas há outras.


“No setor defensivo também mexemos, porque o Sílvio estava na convocatória, mas optei pelo João Pereira. No meio campo, Moutinho e Carlos Martins têm vindo a jogar e foram chamados por mim. Raul Meireles passou a médio defensivo, porque também tinha mais ritmo competitivo. Na frente Ronaldo voltou após lesão, enquanto Nani e Hugo Almeida continuaram no onze", explicou.


"Para além disso era necessário ser equilibrados e rigorosos em tudo o que fazíamos fora do campo, cumprindo as regras e sendo exigentes nas tarefas do dia a dia. Tudo foi aceite pelos jogadores e assim conseguimos uma boa exibição e resultado frente à Dinamarca, conseguindo depois também reagir às vicissitudes do jogo com a Islândia e ganhar", rematou.


Carta de Mourinho


A carta enviada por Mourinho a apoiar a Seleção Nacional também foi abordada: "Foi uma coisa que o Zé [Mourinho] decidiu fazer e que ajudou à motivação e toda a envolvência que é necessário ter para ajudar a Seleção Nacional. Gostei de a receber, mas sabemos que é preciso fazer mais coisas para chegar aos objetivos. Contudo, como grupo, gostámos muito de a receber."


Questionado sobre a possibilidade que chegou a ser aventada de Mourinho ficar ao leme, Bento foi humilde: "Já o disse. O melhor do Mundo ou Paulo Bento? Claro que fiquei feliz por estar envolvido desde início como possibilidade para comandar a Seleção."


Futuro com portas abertas


"As portas da Seleção estão abertas a muito mais jogadores. Depende do trabalho deles, mas ninguém pode pensar que as portas estão fechadas aos que não vieram para estes dois jogos. a convocatória foi feita para estes dois jogos, agora temos mais de um mês para observar jogadores, para ver o rendimento deles nos clubes, criar uma relação de proximidade com os jogadores e, acima de tudo, criar um leque abrangente de jogadores que podem servir a Seleção", explicou, depois de ser questionado sobre uma eventual base no grupo que comanda.


"Os meus critérios são simples. Convocar os que estão melhores para defender o prestígio da Seleção. Não pode haver lugar cativo para ninguém. É óbvio que há jogadores que fazem parte de uma base,mas também esses dependem do que fazem nos clubes", rematou sobre o tema.


Sem mágoa para com o Sporting


Judite de Sousa perguntou se Paulo Bento teria algum tipo de mágoa para com o Sporting, de onde saiu. O treinador manteve-se fiel à sua palavra no dia do adeus aos leões: "Não guardo mágoa, mas sim orgulho por ter representado um grande clube como jogador e como treinador. Vejo a minha saída como um fator normal no futebol e não tenho qualquer tipo de mágoa."


"O futebol português vive problemas em termos financeiros e mesmo assim consegue competir com grandes equipas. Para mim o mais importante tem a ver com a questão da Seleção Nacional. De há uns anos a esta partes estamos habituados a ver Portugal fazer boas figura nas grandes competições e é isso que temos de fazer. estar no Euro'2012 e depois fazer boa figura. Para isso precisamos dos clubes portugueses e também dos internacionais com atletas portugueses", explicou depois.


 

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Tags:
 
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 

Esqueci-me da password | Novo registo


comentário mais votado
***** Glorioso SL.Benfica *****
15-10-2010, às 12:33 
"Grande Paulo! Sempre gostei de ti! Agora que comandas a nossa selecção ainda mais. És um rapaz que sabe falar, sabes o que fazes a acima de tudo tens orgulho e sentes a tua patria. Obrigado! Boa sorte, Paulo!"
Com votação igual a +2 (2 votos)
  • Mais recentes
  • Mais antigos
  • Mais votados
  • Menos votados
***** Glorioso SL.Benfica *****
15-10-2010, às 12:33 
Grande Paulo! Sempre gostei de ti! Agora que comandas a nossa selecção ainda mais. És um rapaz que sabe falar, sabes o que fazes a acima de tudo tens orgulho e sentes a tua patria. Obrigado! Boa sorte, Paulo!
Votação: +2 (2 votos)
Responder  Denunciar
#1
Leão do Chuabo
15-10-2010, às 09:55 
Na selecção, ainda agora a procissão começou, no Sporting a procissão foi longa demais e acabou por perder fieis...
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#2
Tranzanas
15-10-2010, às 08:32 
Estava a perder-se no zbording. É um clube demasiado pequeno para as ambições e capacidades deste homem. Força PB!!!!
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#3
licença x
15-10-2010, às 07:38 
Por causa de alguns que vestem camisolas verdes e brancas,sem saberem o valor que elas têm,é que foste embora do Sporting."os senhores dos assobios nas bancadas" Força PAULO BENTO, cala as mas linguas.
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#4
Bram Stroker
15-10-2010, às 00:56 
saudades do paulo bento!! agora lembra-te de convocar o andre marques e de naturalizar grimis e pedros silvas!!!!!
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#5
Sérgio
15-10-2010, às 00:51 
A ver se alguns ditos sportinguistas abrem os olhos e não fazem ao PSérgio o mesmo que fizeram ao PBento, escorraçaram-no como se tivesse "lepra". Força PBento, mereces tudo de bom. Força PSérgio. Sporting Sempre!
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#6
Sérgio
15-10-2010, às 00:47 
Este é o PB de sempre. Especialista em "chapadas sem mão". Muitos que o criticaram no SCP agora devem ter mudado de Nacionalidade, só para não darem o braço a torcer. Ainda me lembro quando o Paulo Sérgio veio para o SCP, as brincadeiras dos Srs. Jornalistas com o facto de ele também ser Bento, tipo lá vem outro PBento. Força JEB, FC e PSérgio. SCP
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#7
John111
14-10-2010, às 23:42 
Homens com a humildade, seriedade profissional, honestidade e cometência de Paulo Bento fazem falta ao futebol português. Ninguém é perfeito nem está livre de vir a ser criticado. Mas Paulo Bento era uma referência no Sporting e continuará a sê-lo na selação! Força, Paulo!
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#8
Utilizador Registado
14-10-2010, às 23:09 
Ah agora vão lamentar a saida do Paulo Bentoo do Sporting ? Só pode ser piada. Ele afundou o sporting contra o Bayern. O sporting jogu sempre um futebol feio com esse PB.... Espero para ver na vossa seleção
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#9
Mário D
14-10-2010, às 23:02 
Oh S3G4...Estás equivocado, esta direcção do SCP sempre defendeu P.Bento,defendeu-o até ao limite do sustentável até para o própio P.Bento. Quer culpados? Culpe os bandos previamente organizados antes dos jogos para irem assobiar propositademante...e eles ainda andam aí.
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#10
COLOSSO FCPORTO
14-10-2010, às 22:44 
simples, humilde, vencedor! Força Paulo Bento
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#11
zavinho
14-10-2010, às 22:40 
PARA O SR. S3G4MILHOES - O problema não é da direcção, pois essa apoiou sempre PB de forma incondicional, o problema está em alguns adeptos que expulsaram o PB e que por acaso são os mesmos que querem expulsar a direcção.Existem os verdadeiros sportinguistas que se unem e apoiam o seu clube, e existem os outros que dizem sempre mal de tudo e todos!
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#12
Bruno_Sporting
14-10-2010, às 21:49 
Paulo Bento ForEver
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#13
Papa quase tudo
14-10-2010, às 21:45 
Como lamento que o meu Sporting tenha alguns assobiadores e alguns valentões...Mas como antes de ser Sporinguista já era Português, só eu sei o meu estado de espirito depois de assistir ao Portugal Dinamarca...Força P. Bento, grandes feitos nos esperam.
Votação: +1 (1 voto)
Responder  Denunciar
#14
S3G4MILHOES
14-10-2010, às 21:42 
A sensação que fica, é que com Homens como este, o futebol estaria muito melhor. Agora outra constatação os melhores estão ou estiveram no SPORTING, então a conclusão é que, o mais fraco é as direções, essas sim sempre foram fracas ou más.Ainda assim vamos por muitas décadas a ser os mais premiados de Portugal e do mundo.
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#15
Davids92
14-10-2010, às 21:39 
Estiveste muito bem...espero bom sucesso na selecção e que possas meter a selecção a jogar como o fazia antes, muito antes
Votação: 0 (0 votos)
Responder  Denunciar
#16


  • Resultados
  • |
  • Classif.
  • |
  • Goleadores
  • |
  • Próx. jornada
34ª jornadaLiga
22/05FC Porto
2
-
0
Penafiel20:30
23/05Estoril
2
-
0
Boavista17:00
23/05Gil Vicente
0
-
2
Belenenses18:00
23/05Nacional
3
-
0
P. Ferreira18:00
23/05Arouca
1
-
2
Moreirense18:00
23/05Benfica
4
-
1
Marítimo18:00
23/05Rio Ave
0
-
1
Sporting18:00
23/05Académica
2
-
4
V. Guimarães20:15
23/05Sp. Braga
5
-
0
V. Setúbal20:15
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV4
TVI


SportTV5
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
Sporting TV


34ª jornadaLiga
PClubePtsJVEDGolos
Benfica8534274386-16
FC Porto8234257274-13
Sporting76342210267-29
Sp. Braga58341771055-28
V. Guimarães55341510950-35
Belenenses483412121034-35
Nacional47341381345-46
P. Ferreira473412111140-45
Marítimo44341281446-45
10ºRio Ave433410131138-42
11ºMoreirense433411101333-42
12ºEstoril40349131238-56
13ºBoavista3434971827-50
14ºV. Setúbal2934781924-56
15ºAcadémica29344171326-46
16ºArouca2834772026-50
17ºGil Vicente23344111925-60
18ºPenafiel2234572229-69
 
ª jornadaLiga
Golos

1
21
2
Jonas (Benfica)
20
3
Lima (Benfica)
19
4
Marco Matias (Nacional)
17
5
Slimani (Sporting)
12
6
Hassan (Rio Ave)
12
7
Montero (Sporting)
11
8
André André (V. Guimarães)
11
9
Éder (Sp. Braga)
10
10
Bruno Moreira (P. Ferreira)
10
11
Maazou (Marítimo)
9
12
Talisca (Benfica)
9
13
Simy (Gil Vicente)
9
14
Salvio (Benfica)
9
15
Ricardo Valente (V. Guimarães)
8
16
Zé Luís (Sp. Braga)
8
17
Deyverson (Belenenses)
8
18
Kléber (Estoril)
8
19
Guedes (Penafiel)
8
20
Adrien (Sporting)
8
21
Moussa Marega (Marítimo)
7
22
Tello (FC Porto)
7
23
Pardo (Sp. Braga)
7
24
Brahimi (FC Porto)
7
25
Óliver Torres (FC Porto)
7
26
Nani (Sporting)
7
27
Carlos Mané (Sporting)
6
28
Rabiola (Penafiel)
6
29
Hernâni (FC Porto, V. Guimarães)
6
30
Rui Pedro (Académica)
6
31
Rúben Micael (Sp. Braga)
6
32
Quaresma (FC Porto)
6
33
João Schmidt (V. Setúbal)
6
34
Lucas João (Nacional)
6
35
Suk (Nacional, V. Setúbal)
6
36
Roberto (Arouca)
6
37
Pelé (Belenenses)
6
38
Zé Manuel (Boavista)
6
39
Danilo (FC Porto)
6
40
André Simões (Moreirense)
6
41
Tanaka (Sporting)
5
42
Jonatan Alvez (V. Guimarães)
5
43
Gerso (Moreirense)
5
44
Edson Farias (P. Ferreira)
5
45
Pedro Santos (Sp. Braga)
5
46
Urreta (P. Ferreira)
5
47
Kuca (Estoril)
5
48
Mario Rondón (Nacional)
5
49
Del Valle (Rio Ave)
5
50
Tozé (Estoril)
5
51
João Mário (Sporting)
5
52
Miguel Rosa (Belenenses)
5
53
Carrillo (Sporting)
5
54
Diego Lopes (Rio Ave)
5
55
Bernard (V. Guimarães)
5
56
Maxi Pereira (Benfica)
5
57
Aboubakar (FC Porto)
4
58
Salvador Agra (Sp. Braga)
4
59
Léo Bonatini (Estoril)
4
60
Hurtado (P. Ferreira)
4
61
Tiago Rodrigues (Nacional)
4
62
Fransérgio (Marítimo)
4
63
Uchebo (Boavista)
4
64
Bruno Gallo (Marítimo)
4
65
Brito (Boavista)
4
66
Edgar Costa (Marítimo)
4
67
João Vilela (Gil Vicente)
4
68
Gaitán (Benfica)
4
69
Rafael Lopes (Académica)
4
70
João Martins (Penafiel)
4
71
Eliseu (Benfica)
4
72
Zequinha (V. Setúbal)
4
73
Tomané (V. Guimarães)
4
74
Ukra (Rio Ave)
4
75
Luisão (Benfica)
4
76
João Pedro (Moreirense)
4
77
Jardel (Benfica)
4
78
Sebá (Estoril)
4
79
Marinho (Académica)
3
80
Aderlan (Académica)
3
81
Ola John (Benfica)
3
82
Iuri Medeiros (Arouca)
3
83
Vítor Gomes (Moreirense)
3
84
Cícero (P. Ferreira)
3
85
Alex (V. Guimarães)
3
86
Pedro Moreira (Rio Ave)
3
87
Quiñones (Penafiel)
3
88
Casemiro (FC Porto)
3
89
Arsénio (Moreirense)
3
90
Herrera (FC Porto)
3
91
Idris (Boavista)
3
92
Danilo Pereira (Marítimo)
3
93
David Simão (Arouca)
3
94
Pedro Tiba (Sp. Braga)
3
95
Aderlan Santos (Sp. Braga)
3
96
3
97
Vuletich (Arouca)
2
98
Tiago Caeiro (Belenenses)
2
99
Soares (Nacional)
2
100
Lucas Mineiro (Académica)
2
101
Ebinho (Marítimo)
2
102
Bruno Miguel (Estoril)
2
103
Fábio Nunes (Belenenses)
2
104
Jota (P. Ferreira)
2
105
Theo Weeks (Marítimo)
2
106
Quintero (FC Porto)
2
107
Bressan (Rio Ave)
2
108
2
109
2
110
Pelkas (V. Setúbal)
2
111
Ivanildo (Académica)
2
112
Rui Fonte (Belenenses)
2
113
Ramón Cardozo (Moreirense)
2
114
Bakary Saré (V. Guimarães)
2
115
2
116
Pizzi (Benfica)
2
117
Emídio Rafael (Estoril)
2
118
Raúl Silva (Marítimo)
2
119
Luís Aurélio (Nacional)
2
120
Rúben Ribeiro (Gil Vicente)
2
121
Xavier (Marítimo)
2
122
Marcos Paulo (Académica)
2
123
Battaglia (Moreirense)
2
124
Sérgio Oliveira (P. Ferreira)
2
125
Pintassilgo (Arouca)
2
126
Miguel Pedro (V. Setúbal)
2
127
Martins Indi (FC Porto)
2
128
Danilo (Sp. Braga)
2
129
Rui Sampaio (Arouca)
2
130
Sturgeon (Belenenses)
2
131
Carlos Santos (Boavista)
2
132
Josué (V. Guimarães)
2
133
André Fontes (Penafiel)
2
134
Tarantini (Rio Ave)
2
135
Evaldo (Gil Vicente)
2
136
Patrick Bauer (Marítimo)
2
137
Rafa (Sp. Braga)
2
138
Pedro Nuno (Académica)
1
139
Edgar Abreu (Nacional)
1
140
Capela (Penafiel)
1
141
Fejsa (Benfica)
1
142
1
143
Ulysse Diallo (Arouca)
1
144
Ricardo Gomes (V. Guimarães)
1
145
Derley (Benfica)
1
146
Giovani (V. Setúbal)
1
147
Rambé (V. Setúbal)
1
148
Wagner (Nacional)
1
149
Éber Bessa (Marítimo)
1
150
Kanu (V. Guimarães)
1
151
Diogo Valente (Gil Vicente)
1
152
Lupeta (V. Setúbal)
1
153
Paulinho (Gil Vicente)
1
154
Balboa (Estoril)
1
155
Boateng (Rio Ave)
1
156
1
157
Tiago Silva (Belenenses)
1
158
Leandro Souza (Moreirense)
1
159
Bolívia (Moreirense)
1
160
Otávio (V. Guimarães)
1
161
Braga (Penafiel)
1
162
Fernandinho (Estoril)
1
163
Rodrigo Dantas (Belenenses)
1
164
Willyan (Nacional)
1
165
Schumacher (Académica)
1
166
Ewerton (Sporting)
1
167
Diogo Cunha (Moreirense)
1
168
Marek Cech (Boavista)
1
169
Rodrigo Galo (P. Ferreira)
1
170
Evandro (FC Porto)
1
171
Moreno (V. Guimarães)
1
172
Enzo Pérez (Benfica)
1
173
Yazalde (Gil Vicente)
1
174
Leozinho (Boavista)
1
175
Jonathan Silva (Sporting)
1
176
Fredy (Belenenses)
1
177
Berger (Gil Vicente)
1
178
Sami (Sp. Braga)
1
179
Manuel José (P. Ferreira)
1
180
Hugo Basto (Arouca)
1
181
Dyego Sousa (Marítimo)
1
182
Carlos Martins (Belenenses)
1
183
Caetano (Gil Vicente)
1
184
Mbala (Penafiel)
1
185
Kayembe (Arouca)
1
186
Ricardo Dias (Belenenses)
1
187
Vasco Rocha (P. Ferreira)
1
188
Marcelo (Rio Ave)
1
189
Rúben Neves (FC Porto)
1
190
Alex dos Santos (Moreirense)
1
191
Camará (Belenenses)
1
192
Ruben Pinto (P. Ferreira)
1
193
Vítor Gonçalves (Gil Vicente)
1
194
Zeegelaar (Rio Ave)
1
195
Rafael Amorim (P. Ferreira)
1
196
Cadú (Gil Vicente)
1
197
André Claro (Arouca)
1
198
Pecks (Gil Vicente)
1
199
João Real (Académica)
1
200
Gomaa (Nacional)
1
201
Alex Soares (Marítimo)
1
202
Phillipe Sampaio (Boavista)
1
203
Elízio (Moreirense)
1
204
Vítor Bruno (Penafiel)
1
205
Ferreira (Penafiel)
1
206
João Afonso (V. Guimarães)
1
207
Paulo Tavares (V. Setúbal)
1
208
Jefferson (Sporting)
1
209
Tengarrinha (Boavista)
1
210
Nuno Coelho (Arouca)
1
211
Paulo Oliveira (Sporting)
1
212
Tiago Pinto (Rio Ave)
1
213
Ali Ghazal (Nacional)
1
214
William Carvalho (Sporting)
1
215
Ricardo (P. Ferreira)
1
216
Alex Sandro (FC Porto)
1
217
Hélder Lopes (P. Ferreira)
1
218
João Diogo (Marítimo)
1
219
Diego (Arouca)
1
220
Venâncio (V. Setúbal)
1
221
Diogo Amado (Estoril)
1
222
Zainadine (Nacional)
1
223
Seri (P. Ferreira)
1
224
André Pinto (Sp. Braga)
1
225
Danielson (Moreirense)
1

O Sporting deve permitir a saída de Carlos Mané?

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty