/futebol/nacional/taca_portugal/
Siga-nos em: ||| Diário especializado em desporto. Diretor: João Querido Manha
Uma Taça sem maldição
CUMPREM-SE HOJE 100 ANOS DESDE O NASCIMENTO DE BELA GUTTMANN
quarta-feira, 26 janeiro de 2005 | 03:38
Autor: CÉSAR DE OLIVEIRA
 

Bela Guttmann defrontou o Sporting na Taça de Portugal. Em causa estava o acesso à final na campanha de 59/60. Na primeira mão, disputada em Alvalade, a superioridade leonina foi evidente (3-0), com golos de Hugo, Diego e Seminário. Na Luz, pouco havia a fazer e o empate a zero levou à eliminação do Benfica. Os leões resistiram aos esquemas do feiticeiro, campeão nacional essa época.


O treinador húngaro naturalizado austríaco teria hoje 100 anos se fosse vivo (nasceu em Budapeste a 26/01/1905) e os benfiquistas mais supersticiosos não gostam da coincidência do aniversário com um “derby” a doer. É que há cinco anos, no mesmo dia 26 de Janeiro, em que Guttmann faria 95 anos, o Benfica foi eliminado da Taça com uma derrota caseira (1-3) ante o Sporting.


Superstição


Haverá motivo para superstição? Afinal de contas, a taça que Guttmann amaldiçoou não é a que está agora em disputa. “Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica sem mim jamais ganhará uma Taça dos Campeões”, disse o treinador, quando bateu com a porta, após ganhar dois dos preciosos troféus, em 1961 e 1962.


Se o FC Porto já contrariou a primeira parte da famosa maldição, a segunda, depois de cinco finais perdidas (e de nada valeram as rezas na campa de Guttmann em 1990), continua a pairar sobre a águia. Mas da Taça de Portugal não falou o austríaco e o Benfica ganhou 13 após 1962. Podia ser bruxo mas não era parvo.


Tradição


O Benfica tem a seu favor uma tradição positiva. Se ultrapassar hoje o Sporting, diz a história que ganhará a Taça. Assim aconteceu sempre que jogou em casa com os rivais em eliminatórias a um só jogo: 79/80, 82/83 e 85/86. Em 99/00 poderia ter acontecido o mesmo, não tivesse sucumbido aos pés de Acosta.


No historial de confrontos na Taça de Portugal, o Sporting ganhou 13 eliminatórias e o Benfica 11. Defrontaram-se em 24 épocas e disputaram 31 jogos. Em finais, encontraram-se oito vezes, com saldo a pender para os encarnados: seis vitórias contra duas dos leões.


Janeiro


O Benfica não se dá bem quando encontra o Sporting em Janeiro para a Taça. Não só perdeu há cinco anos como a 29 de Janeiro de 1984, em Alvalade (1-2). Será por ser o mês de Guttmann? Até com o FC Porto as eliminatórias em Janeiro não têm corrido bem. Não é preciso recuar muito para a goleada (0-4) nas Antas (23 de Janeiro de 2001).


A superstição faz parte do futebol, mas aos benfiquistas pode servir de conforto o facto de Guttmann não ter dado atenção a esta Taça.


Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 


Quem se apresenta, para já, em melhores condições para conquistar a Liga?

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty