/futebol/nacional/liga_honra/
Siga-nos em: ||| Diário especializado em desporto. Diretor: João Querido Manha
Contrastes da ambição
duelo entre leixões e arouca
domingo, 10 março de 2013 | 06:05
Autor: ANDRÉ GONÇALVES
 
  •  
  •  
 

Leixões e Arouca têm em comum o desejo de pisar os palcos da 1.ª Liga na próxima temporada. E estão bem lançados para concretizar esse sonho. No resto são emblemas muito distintos e a diferença começa logo na história, no rosto que os dirige e na conjuntura financeira de cada um.


Em Matosinhos é feminina a voz de comando. Sílvia Carvalho, de 42 anos, recebeu a pasta da liderança da SAD das mãos de Carlos Oliveira no início de fevereiro. A nova líder está há dez anos no emblema da Cruz de Pau, pois já fazia parte da estrutura administrativa da sociedade leixonense. Sobre os ombros de Sílvia Carvalho está a hercúlea missão de não deixar o comboio descarrilar perante as atuais dificuldades financeiras. Foi ainda com Carlos Oliveira ao leme que, no meio de tantas incertezas, o Leixões lá se conseguiu inscrever na Liga e – quem diria? – está agora na luta pela subida de divisão, fruto de uma clara aposta na prata da casa: jogadores e treinadores.


Em Arouca está instalado um clube que tem crescido a olhos vistos nos últimos anos e Carlos Pinho, de 53 anos, é o rosto dessa ascensão. O atual presidente assumiu funções em 2006, quando o clube ainda caminhava pelos campeonatos distritais de Aveiro. Na altura, o objetivo passava por conduzir o Arouca à 3.ª Divisão e, passados sete anos, está perto de fazer história ao elevar o clube da Serra da Freita a uma inédita presença na 1.ªLiga.


No capítulo financeiro, é um clube reconhecido precisamente pela boa gestão promovida por Carlos Pinho e seus pares. O crescimento é tal, que já foram colocadas torres de iluminação artificial no estádio e perspetiva-se o aumento da lotação do Municipal de Arouca. Tudo a pensar na próxima época... no primeiro escalão. Na última temporada o grande investimento foi em vão. Experiência que os responsáveis não querem ver repetida...


A pedir estaleca de primeira


Muito provavelmente Vítor Oliveira estava ciente do calendário quando disse que o duelo de hoje não será decisivo [ver peça ao lado]. As últimas 11 etapas deste campeonato ainda reservam, de facto, grandes dificuldades a Leixões e Arouca. Aos jogadores será exigida estaleca de primeira para serem superados os desafios que se avizinham por forma a carimbar o passaporte para a 1.ª Liga.


Nesta caminhada até ao final ambas as equipas terão de visitar o Tondela e o líder Belenenses. O Leixões vai a Belém já na próxima semana, ao passo que a turma de Vítor Oliveira só irá ao Restelo na 40.ªronda, numa altura em que os azuis já deverão ter garantida a subida, a julgar pelo seu atual momento de forma. Facto que pode tornar menos difícil a missão do Arouca, que também terá de visitar FCPorto B e Benfica B, e ainda Trofense e Sp. Braga B, que correm contra a despromoção. Já os bebés do Mar terão de ir ainda a Portimão, Guimarães e Oliveira de Azeméis. Dois percursos exigentes e que vão manter o suspense até ao apito final do campeonato.


Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Tags:
 
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 

Esqueci-me da password | Novo registo


comentário mais votado
BelemSempre
10-03-2013, às 17:18 
Subscritor Premium
"Boa sorte Arouca. "Os Belenenses" tambem vibram com os sucessos de Vitor Oliveira que ja resgatou o grande Belem da 2Liga para a 1Liga uma vez. Saudacoes desportivas"
Com votação igual a +2 (2 votos)
  • Mais recentes
  • Mais antigos
  • Mais votados
  • Menos votados
BelemSempre
10-03-2013, às 17:18 
Subscritor Premium
Boa sorte Arouca. "Os Belenenses" tambem vibram com os sucessos de Vitor Oliveira que ja resgatou o grande Belem da 2Liga para a 1Liga uma vez. Saudacoes desportivas
Votação: +2 (2 votos)
Responder  Denunciar
#1


Quem se apresenta, para já, em melhores condições para conquistar a Liga?

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty