• Benfica
  • V. Guimarães
  • FC Porto
  • Belenenses
  • Sp. Braga
  • P. Ferreira
  • Rio Ave
  • Sporting
  • Moreirense
  • Marítimo
  • V. Setúbal
  • Estoril
  • Boavista
  • Académica
  • Nacional
  • Arouca
  • Penafiel
  • Gil Vicente
Caso Domingos: Agência Lusa admite revelar fonte
se averiguar que agiu de má fé
quarta-feira, 15 fevereiro de 2012 | 18:52
 
 

A Agência Lusa revelou esta quarta-feira, a propósito do recente processo de saída de Domingos Paciência do comando técnico do Sporting, que se reserva no direito de denunciar a identidade da fonte que anunciou que o treinador se tinha encontrado com dirigentes do FC Porto, caso venha a averiguar que essa fonte agiu de má fé.


Confira aqui a nota da Lusa sobre o tema:


"A Lusa colocou em linha, na segunda-feira, a notícia de que a decisão de afastar Domingos Paciência do comando técnico da equipa de futebol do Sporting ter-se-ia ficado a dever ao conhecimento de encontros entre o treinador e dirigentes do FC Porto.


Na base desta notícia estava uma fonte em quem o jornalista autor da peça tinha toda a confiança, mas cuja identidade não foi revelada, a pedido da própria fonte. No dia seguinte, terça-feira, Domingos Paciência emitiu um comunicado anunciando a intenção de processar judicialmente a Lusa, por ter divulgado uma informação que considerou totalmente falsa e caluniosa, conforme também foi noticiado pela Agência.


A Direção de Informação da Lusa reconhece agora que, na elaboração desta notícia, não respeitou as normas essenciais do Código Deontológico do Jornalista nem as regras do Livro de Estilo da Agência, nomeadamente a parte em que se determina que "a informação recebida sob condição de não identificar a sua origem requer redobrada exigência na sua confirmação".


A Direção de Informação reserva-se, contudo, o direito de denunciar a identidade da fonte, caso venha a averiguar que essa fonte agiu de má fé, induzindo a Lusa em erro, cumprindo o que diz o Livro de Estilo, onde se escreve que a regra de proteção da identidade da fonte pode ser questionada quando se verificar que ela "manifestamente usou a proteção da sua identidade para canalizar informações falsas".


Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Tags:
 
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 

Esqueci-me da password | Novo registo


comentário mais votado
Mourinho da Nazaré
15-02-2012, às 19:00 
"Ficamos à espera...mas não acredito que isso vá acontecer!"
Com votação igual a +142 (156 votos)
  • Mais recentes
  • Mais antigos
  • Mais votados
  • Menos votados
Avelino P. De Jesus
17-02-2012, às 07:05 
O jornalista que pos a noticia deve ser despedido, e se a Agencia Lusa nao trazer consequencias ao que este senhor inventou mais a sua "fonte" prova que nao e mais que um tabloide de fofocas e mentiras. Que credibilidade alguma vez esta Agencia vai ter? A meu ver nenhuma caso nada for feito
Votação: +1 (1 voto)
Responder  Denunciar
#1
Xito
16-02-2012, às 12:23 
MÁ FÉ???? ALGUEM DÁ UMA IRFORMAÇÃO DESTAS AINDA POR CIMA EM ANONIMATO DE BOA FÉ???? DE RIR MESMO...ESTA AGENCIA LUSA É MESMO RIDICULA. DIGAM LOGO QUEM É A FONTE.
Votação: +14 (14 votos)
Responder  Denunciar
#2
Amadeu H. Silva
16-02-2012, às 10:50 
A "fonte próxima" nem sempre existe. o que por vezes sucede é a necessidade de notícias que agitem as "massas" e o Sporting é uma vítima frequente do nivelamento em que se encontra a nossa imprensa. Faço uma pergunta: Porque é o Sporting o alvo preferencial dos jornalistas? Se a fonte existio, aqui vai o meu desprezo para traidores e covardes
Votação: +7 (7 votos)
Responder  Denunciar
#3
Paulo_Lopes
16-02-2012, às 01:28 
Como sportinguista, e para que seja apurada a verdade,entendo que a fonte deve ser revelada.
Votação: +4 (4 votos)
Responder  Denunciar
#4
Chico Sampaio
15-02-2012, às 23:06 
Foi o tio do primo da irmã de Luis Duque.
Votação: +1 (3 votos)
Responder  Denunciar
#5
Fernando Silva
15-02-2012, às 23:05 
A agência lusa, paga com o dinheiro dos contribuintes,apenas fêz o trabalhinho à moda de lisboa :-1º chamou a parteira e depois fêz o menino. Nós, os da provincia (Porto), 1º fazemos o menino e depois é que chamamos a parteira. Deviam ter era vergonha. Fernando Silva
Votação: -1 (3 votos)
Responder  Denunciar
#6
Mário D
15-02-2012, às 21:29 
O SCP tb é parte interessada para saber quem é essa fonte,se é que ela existe.
Votação: +1 (1 voto)
Responder  Denunciar
#7
kilo
15-02-2012, às 20:49 
O costume.Quando se quer pôr uma noticia a circular diz-se que é uma fonte bem informada.Luis Duque disse que não acreditava nisso.Na volta a culpa da noticia é do leão....do emblema.
Votação: -12 (54 votos)
Responder  Denunciar
#8
Anonymous
15-02-2012, às 20:20 
a lusa para nao perder credibilidade tem de a revelar pk nao se pode manchar assim por dá cá akela palha quem quer q seja. mto triste....pé à tabloide inglês...mau exemplo.
Votação: +14 (48 votos)
Responder  Denunciar
#9
lideranca
15-02-2012, às 20:12 
Nao fazem bem o trabalho de casa e depois vai de entregár a fonte quando sabem que existe muita contra-informacao depois ficam admirádos de serem os ultimos a saberem a ansia de deitár abaixo o Sporting é maior que o dever eh eh.
Votação: +9 (49 votos)
Responder  Denunciar
#10
SPORTING é CLASSE
15-02-2012, às 20:07 
Então que denuncie e que se sujeitem, ambas as partes, ás respectivas consequências.
Votação: +31 (55 votos)
Responder  Denunciar
#11
Leão D'Ouro
15-02-2012, às 20:07 
Obviamente têm que confirmar, mas na ânsia de publicarem cabeçalhos sensacionalistas "esqueceram-se"...
Votação: +26 (48 votos)
Responder  Denunciar
#12
sport/12
15-02-2012, às 19:58 
Acho q deveriamos ser mais honesto e realistas...O despedimento deve-se pelo facto, falta competência,zelo e na conduta/gerência de jogadores q foi-se denotando jogo p/jogo,embora q esta direcção nao ta isenta de culpas no cartório.Agora n/inventem bôdes expiratórios,sejam sinceros em revelar q esperavam mais deste Mister D.P,dnifiquem o clube,SCP.
Votação: +8 (46 votos)
Responder  Denunciar
#13
MCAscp11
15-02-2012, às 23:18 
Perfeitamente de acordo!
Votação: -1 (1 voto)
 Denunciar
#1
RioKuanza
15-02-2012, às 19:53 
Agora vão dizer que "averiguaram" e que a fonte é credível e acabam por não revelar fonte nenhuma. A intenção foi única e simpleslemte de desastabilizar o Porto. Manobra de benfiquistas, está mais que visto.
Votação: -25 (73 votos)
Responder  Denunciar
#14
Pedro
15-02-2012, às 22:00 
"A decisão de afastar Domingos Paciência do comando técnico da equipa de futebol do Sporting terá ficado a dever-se ao conhecimento de encontros entre o treinador e dirigentes do FC Porto, revelou esta segunda-feira à Agência Lusa FONTE PRÓXIMA DA ESTRUTURA LEONINA" (http://record.pt/741149) Manobras de quem? AHAHAHAH
Votação: +2 (2 votos)
 Denunciar
#1
ze ninguém
15-02-2012, às 22:28 
tu com essas teorias eras bom para autor de livros. inventas com cada história!
Votação: +1 (1 voto)
 Denunciar
#2
Ricardo FCP
15-02-2012, às 19:53 
Ou seja, a Lusa admite que a notícia é falsa!
Votação: +8 (56 votos)
Responder  Denunciar
#15
David Nascimento
15-02-2012, às 19:46 
Eu cá acho que vos falta um P no meio de tantos "PC".
Votação: -4 (36 votos)
Responder  Denunciar
#16
sport/12
15-02-2012, às 19:39 
Mister D.Paciencia se fosses na minha conversa ou se aceitasses as criticas,hoje ainda passeavas nos corredores de Alvalade de cabeça bem erguida...Acredita quem te entaloufoi:as táticas por vzs em jogar c/2 laterais esq.s,apostar em demasia Pereirinha kando tinhas sentado no banco Izmailov e Schaars,Carriço,foi o teu funeral
Votação: +7 (43 votos)
Responder  Denunciar
#17
leâo de Amsterdam
15-02-2012, às 19:17 
Por mim o Domingos pode ser reintegrado no clube se se concluir que não é verdade o aliciamento do Pinto Costa ao Domingos,é que ele já fez isso muitas vezes,Futre,Inacio, Moutinho, VilasBoas,Eurico,claro que acreditamos que possa ter feito o mesmo ao Paciência
Votação: -26 (82 votos)
Responder  Denunciar
#18
AKfalcao
15-02-2012, às 19:38 
em que mundo é que tu andas? queres o domingos outra vez? deves ser masoquista, só pode!
Votação: +15 (57 votos)
 Denunciar
#1
nº9
16-02-2012, às 13:19 
AKfalcão prefiro o Domingos ao Sá Pinto. Até o Paulo Sérgio ao Sá Pinto. Vamos ver a estabilidade dentro de algumas semanas...
Votação: +2 (4 votos)
 Denunciar
#2
symply10
15-02-2012, às 19:12 
Tudo o que tenha a ver com PC nao me surpreende ,mas sem provas acusa-lo de algo é ser inconsciente porque todos sabem como ele responde ,mas a mensagem passou e é mais uma que fica no ar
Votação: -1 (59 votos)
Responder  Denunciar
#19
Liondamaia
15-02-2012, às 19:10 
Vai ser "palavra contra palavra"? O jornalista tem gravação idónea, que possibilite a audição (e reconhecimento) de voz a testemunhas isentas? Tenho para mim que esta disponibilidade da Lusa é, apenas, fumaça...
Votação: +26 (52 votos)
Responder  Denunciar
#20


  • Resultados
  • |
  • Classif.
  • |
  • Goleadores
  • |
  • Próx. jornada
10ª jornadaLiga
07/11Arouca
1
-
2
V. Guimarães20:30
08/11Sp. Braga
2
-
0
Gil Vicente20:15
09/11Boavista
1
-
0
Penafiel16:00
09/11Moreirense
0
-
1
Belenenses16:00
09/11Nacional
1
-
2
Benfica16:00
09/11V. Setúbal
1
-
0
Marítimo16:00
09/11Sporting
1
-
1
P. Ferreira18:00
09/11Estoril
2
-
2
FC Porto20:15
10/11Rio Ave
3
-
0
Académica20:00
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV HD
TVI


SportTV Live
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
Sporting TV


11ª jornadaLiga
28/11V. Guimarães
-
Moreirense20:30
29/11Belenenses
-
Arouca16:00
29/11Penafiel
-
Sp. Braga18:00
29/11Sporting
-
V. Setúbal20:15
30/11Gil Vicente
-
Nacional16:00
30/11Marítimo
-
Boavista16:00
30/11Académica
-
Benfica18:00
30/11FC Porto
-
Rio Ave20:15
01/12P. Ferreira
-
Estoril20:00
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV HD
TVI


SportTV Live
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
Sporting TV


10ª jornadaLiga
PClubePtsJVEDGolos
Benfica251081123-7
V. Guimarães231072120-8
FC Porto221064019-5
Belenenses201062215-11
Sp. Braga181053215-7
P. Ferreira181053215-10
Rio Ave171052319-10
Sporting171045118-10
Moreirense13103437-9
10ºMarítimo121040615-15
11ºV. Setúbal11103258-16
12ºEstoril101024415-20
13ºBoavista10103167-18
14ºAcadémica8101547-12
15ºNacional8102267-13
16ºArouca8102266-18
17ºPenafiel4101186-19
18ºGil Vicente3100377-21
 
10ª jornadaLiga
Golos

1
Talisca (Benfica)
8
2
Maazou (Marítimo)
7
3
7
4
Deyverson (Belenenses)
7
5
Hassan (Rio Ave)
6
6
Bruno Moreira (P. Ferreira)
6
7
Slimani (Sporting)
4
8
Diego Lopes (Rio Ave)
4
9
Fransérgio (Marítimo)
4
10
Éder (Sp. Braga)
4
11
Bernard (V. Guimarães)
4
12
Miguel Rosa (Belenenses)
4
13
Kuca (Estoril)
4
14
Salvio (Benfica)
4
15
Kléber (Estoril)
3
16
Zé Luís (Sp. Braga)
3

Derley merece ficar à frente de Lima nas opções de Jesus?

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty