/futebol/nacional/1a_liga/benfica/
Siga-nos em: ||| Diário especializado em desporto. Diretor: António Magalhães
  • Rio Ave
  • V. Guimarães
  • FC Porto
  • Sp. Braga
  • Benfica
  • Belenenses
  • Marítimo
  • Sporting
  • V. Setúbal
  • Moreirense
  • Nacional
  • P. Ferreira
  • Académica
  • Estoril
  • Arouca
  • Gil Vicente
  • Penafiel
  • Boavista
Rui Gomes da Silva: «A nossa ideia foi trazer Béla Guttmann para o estádio»
RUI GOMES DA SILVA E A INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA
sexta-feira, 28 fevereiro de 2014 | 18:04
Autor: LUSA

Fotos: Fernando Ferreira
 

O Benfica "já não precisa de esperar mais 50 anos para ganhar uma taça europeia", depois do regresso do ex-técnico húngaro Béla Guttmann ao Estádio da Luz, agora personalizado numa estátua colocada no átrio da porta 18. A previsão foi avançada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros húngaro, Zsolt Németh, durante uma cerimónia de homenagem ao ex-treinador benfiquista, vencedor da Taça dos Campeões Europeus nas épocas de 1960/61 e 1961/62, que juntou na Luz os vice-presidentes dos encarnados Rui Gomes da Silva e José Eduardo Moniz, o responsável do governo português pela área do Desporto, Emídio Guerreiro, e o embaixador da Hungria em Portugal, Norbert Konkoly.


A estátua, da autoria do escultor húngaro Szatmari Juhos Laszlo, mostra Béla Guttmann com uma Taça dos Campeões em cada braço e conta com uma das suas declarações emblemáticas, que foi reproduzida por Rui Gomes da Silva. "Só quem está cá dentro, no Benfica, é que pode saber o que é mística. Não há nenhum clube do Mundo com a mística igual à do Benfica", é a citação colocada na base da estátua, citada por Gomes da Silva, antes de recordar que as águias são o clube com mais sócios no Mundo inteiro. Numa breve intervenção, o governante húngaro disse não saber se a "maldição de Guttmann", segundo a qual o clube sem o seu contributo não venceria qualquer outra competição europeia durante 100 anos, é verdadeira ou falsa, embora prognosticando que não será, a partir de agora, necessário esperar mais 50 anos por um título europeu.


"A nossa ideia foi trazer outra vez Béla Guttmann para o estádio. Assim, e embora tenham passado já 50 anos, já não será preciso esperar mais 50 para ganhar outra taça europeia", ironizou o secretário de Estado da Hungria. Rui Gomes da Silva assegurou, contudo, que "não se trata de exorcizar nada nem ninguém", mas tão só de fazer "uma homenagem devida há pelo menos 30 anos", que "com muito orgulho" o clube decidiu fazer. Emídio Guerreiro, o secretário de Estado do Desporto, recordou o contributo "muito importante" do ex-técnico húngaro para a evolução do futebol português na década de 1960, não só para o Benfica, como também para a seleção.


O membro do governo convidou ainda o seu homólogo húngaro para assistir em maio a "esse grande evento" que será a final da Liga dos Campeões Europeus, no Estádio da Luz. Nascido a 13 de março de 1900, de origem judaica, Béla Guttmann foi jogador e treinador de futebol, tendo vencido, ao comando do Benfica, duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, dois campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal. O técnico húngaro, que é considerado responsável pela contratação de Eusébio, faleceu em agosto de 1981 na capital austríaca, Viena.


Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Partilhar:
URL:
 
Tags:
 
 
Pub
Partilhar
Gostou desta notícia?  Votação: 0
 
Algum erro na notícia?  Envie-nos a correção
 

Esqueci-me da password | Novo registo


comentário mais votado
José Carrilho
28-02-2014, às 19:38 
"Não acredito em bruxas mas que as há, há. Pode ser que a maldição acabe."
Com votação igual a +29 (63 votos)
  • Mais recentes
  • Mais antigos
  • Mais votados
  • Menos votados
Riodades51
01-03-2014, às 17:09 
Muitos gostariam de ter uma estatua deste genoro no seu estadio, mas nao podem, porque simplesmente nunca ganharam duas Tacas dos Campeoes Europeus.
Votação: -1 (3 votos)
Responder  Denunciar
#1
xautaça
01-03-2014, às 11:45 
parece o parque jurassico
Votação: -2 (2 votos)
Responder  Denunciar
#2
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 14:24 
O teu clube?
Votação: +2 (4 votos)
 Denunciar
#1
xautaça
01-03-2014, às 08:49 
Rui Gomes da Silva no seu melhor,agora falta a estatua ao Calabote
Votação: -1 (5 votos)
Responder  Denunciar
#3
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 14:25 
O tal Calabote que vos deu o título? E que tal fazerem uma ao Proença?
Votação: +4 (4 votos)
 Denunciar
#1
J_J
01-03-2014, às 01:31 
Ahahah. Que palhaçada!! Estão mesmo desesperados, deve ter sido o bruxo do costume a aconselhar!!! Enfim.....Ahahahahaha
Votação: 0 (28 votos)
Responder  Denunciar
#4
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 13:25 
Tal como vocês?
Votação: +1 (3 votos)
 Denunciar
#1
aambcsft
01-03-2014, às 00:07 
qualquer dia tem mais estatuas que uma igreja
Votação: +4 (22 votos)
Responder  Denunciar
#5
E,D,D e G
01-03-2014, às 00:06 
Cambada de supersticiosos...nao iamos ser terceiromundistas...
Votação: +1 (17 votos)
Responder  Denunciar
#6
portistadebustos
28-02-2014, às 21:53 
Como os vivos do Benfica não consequem titulos há que ressuscitar os mortos que o conseguiram. Isso é viver da história e a história mesma nos diz que houve grandes imperios que hoje já não existem.Só são lembrados.
Votação: +2 (24 votos)
Responder  Denunciar
#7
Alexandre Domingos
28-02-2014, às 21:18 
Mais 1 minuto de silêncio no dia 28/08 ?
Votação: -1 (17 votos)
Responder  Denunciar
#8
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 13:25 
Para o Peyroteo?
Votação: -1 (3 votos)
 Denunciar
#1
Anonymous V
28-02-2014, às 20:31 
Ser sócio do slb é como ter o cartão da galp, bp, cepsa, elf, entre outros.... é uma questão de descontos nos combustíveis.
Votação: +6 (62 votos)
Responder  Denunciar
#9
Riodades51
28-02-2014, às 21:11 
Se Portugal fosse um Pa'is a serio, os socios do BENFICA, ficavam isentos de pagar impostos.
Votação: +8 (18 votos)
 Denunciar
#1
TERRA NOVA
01-03-2014, às 02:55 
Mas como nao e,e voces sao a maioria por isso teem de pagar,pois ja ficaram muito caro aos contribuintes nao Benfiquistas,com governos serios ha muito que ja estava em marcha outra operacao coracao.
Votação: -6 (12 votos)
 Denunciar
#2
Anonymous V
01-03-2014, às 11:54 
Riodades51 Ainda mais.... se não fossem um clube de ingratos á muito que no minimo deveriam ter uma estatua da Manuela Ferreira Leite ao lado da do Eusébio por salvar um clube clube completamente falido. Por isso é que todo a gente sabe que voçês são o clube do regime....... é o sistema
Votação: +6 (12 votos)
 Denunciar
#3
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 13:25 
Operação coração? Quando um dirigente do porto foi demitido por pedir ajuda financeira ao Benfica ou quando os bancos perdoraram dívidas de milhões ao sporting? LOL
Votação: 0 (4 votos)
 Denunciar
#4
jskerry
28-02-2014, às 20:22 
Têm que lá pôr é uma estátua com um MELÃO em cada mão, assim é que estava de acordo com a realidade. Aquele parece um aguadeiro, hahaha. Olha e já arranjaram o telhado, ou quando fizer uma brisazinha vai chover lã outra vez?
Votação: +1 (19 votos)
Responder  Denunciar
#10
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 13:26 
Com uns bons melões estás tu.
Votação: 0 (2 votos)
 Denunciar
#1
PAULO N SILVA
28-02-2014, às 20:18 
A maldição atual tem nome: Jorge Jesus.
Votação: -13 (53 votos)
Responder  Denunciar
#11
Casei com uma sportinguista
28-02-2014, às 19:53 
Vai-te embora maldição.
Votação: +37 (59 votos)
Responder  Denunciar
#12
TERRA NOVA
28-02-2014, às 20:55 
TIVES-TE MUITA SORTE AMIGO.
Votação: +11 (23 votos)
 Denunciar
#1
José Carrilho
28-02-2014, às 19:38 
Não acredito em bruxas mas que as há, há. Pode ser que a maldição acabe.
Votação: +29 (63 votos)
Responder  Denunciar
#13
Hard Rock
28-02-2014, às 19:22 
Mais uma obra paga pelo erário publico ? Talvez mais uma avenida agora para o mentor do desvio do Eusébio no aeroporto
Votação: -6 (48 votos)
Responder  Denunciar
#14
SimpatizanteBenfica
28-02-2014, às 21:02 
Não pago a dívida do Baía ao BPN.
Votação: +20 (34 votos)
 Denunciar
#1
Raiospartam
28-02-2014, às 22:36 
Enganou-se na notícia...As notícias sobre o batatal alugado à câmara de Gaia é mais ali ao lado...
Votação: +4 (14 votos)
 Denunciar
#2
xautaça
01-03-2014, às 08:48 
e a do vieira ja pagas? o batatal esta alugado e o vosso centro de estagio foi pago pela cgd,empresa publica,
Votação: -1 (1 voto)
 Denunciar
#3
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 14:25 
Por que raio o porto b joga em Vila Nova de Gaia e nós ainda pagamos o centro de estágios? Se isto não é compadrio não sei o que é...
Votação: +2 (2 votos)
 Denunciar
#4
Paulo Moreira
28-02-2014, às 19:17 
Uma coisa é certa, o Estádio da Luz vai ter mais uma taça dos campeões em Maio, quando foi entregue ao vencedor...
Votação: +27 (35 votos)
Responder  Denunciar
#15
Alexandre Domingos
28-02-2014, às 19:14 
Este é o Bobo da corte, que diz amém a tudo ao Vieira, mas se ele virar as costas, apunhala-lo.
Votação: +10 (44 votos)
Responder  Denunciar
#16
SimpatizanteBenfica
28-02-2014, às 21:02 
Tipo o Inácio? LOL
Votação: +9 (33 votos)
 Denunciar
#1
TERRA NOVA
28-02-2014, às 18:52 
Mas o que tem de fazer um governante numa homenagem que mesmo nao sendo Benfiquista penso que e justa,por que sera que tem de ser um Governante a convidar o embaixador e nao o Benfica,tudo isto da que pensar meter Politica com desporto,e sempre com o mesmo club por que?
Votação: 0 (8 votos)
Responder  Denunciar
#17
Mistério público
28-02-2014, às 18:34 
Eles querem lá saber do Bela Guttmann, pensam que ao fazerem isto acabam com a maldição do treinador Húngaro. É o desespero de não ganharem nada na Europa à 50 anos.
Votação: +4 (10 votos)
Responder  Denunciar
#18
SimpatizanteBenfica
01-03-2014, às 21:21 
"À"? Olha lá, o teu clube também não ganha nada na Europa há 50 anos ou é impressão minha? LOL
Votação: +2 (4 votos)
 Denunciar
#1


  • Resultados
  • |
  • Classif.
  • |
  • Goleadores
  • |
  • Próx. jornada
3ª jornadaLiga
29/08Académica
1
-
1
V. Setúbal20:00
30/08Belenenses
0
-
3
V. Guimarães18:00
30/08Sp. Braga
2
-
1
Estoril20:30
31/08Gil Vicente
1
-
2
Marítimo16:00
31/08Penafiel
0
-
1
P. Ferreira17:00
31/08FC Porto
3
-
0
Moreirense18:00
31/08Nacional
2
-
0
Arouca18:00
31/08Benfica
1
-
1
Sporting19:00
01/09Rio Ave
4
-
0
Boavista20:00
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV HD
TVI


SportTV Live
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
 Rádio Record / Antena 1


4ª jornadaLiga
14/09Estoril
-
Nacional
14/09Arouca
-
Sp. Braga
14/09P. Ferreira
-
Gil Vicente
14/09V. Guimarães
-
FC Porto
14/09Marítimo
-
Penafiel
14/09Moreirense
-
Rio Ave
14/09Boavista
-
Académica
14/09Sporting
-
Belenenses
14/09V. Setúbal
-
Benfica
SportTV1
SportTV2
SportTV3
SportTV HD
TVI


SportTV Live
TVI24
Eurosport 1
Eurosport 2


Benfica TV
Benfica TV2
 Rádio Record / Antena 1


3ª jornadaLiga
PClubePtsJVEDGolos
Rio Ave9330011-1
V. Guimarães933009-1
FC Porto933006-0
Sp. Braga732105-1
Benfica732104-1
Belenenses632016-5
Marítimo632014-4
Sporting531203-2
V. Setúbal431113-3
10ºMoreirense431111-3
11ºNacional331023-4
12ºP. Ferreira331021-3
13ºAcadémica230213-4
14ºEstoril130123-8
15ºArouca130121-4
16ºGil Vicente030032-7
17ºPenafiel030031-7
18ºBoavista030030-8
 
3ª jornadaLiga
Golos

1
4
2
Hassan (Rio Ave)
3
3
Bernard (V. Guimarães)
3
4
Maazou (Marítimo)
2
5
Diego Lopes (Rio Ave)
2
6
Pedro Moreira (Rio Ave)
2
7
Hernâni (V. Guimarães)
2
8
Éder (Sp. Braga)
2
9
Deyverson (Belenenses)
2
10
Tomané (V. Guimarães)
2
11
Ramón Cardozo (Moreirense)
1
12
Carlos Mané (Sporting)
1
13
Sturgeon (Belenenses)
1
14
Fredy (Belenenses)
1
15
Pedro Santos (Sp. Braga)
1
16
1

Ausência de Ronaldo terá consequências no resultado da Seleção frente à Albânia?

Copyright © . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Edisport, S.A. , uma empresa Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.

Clicar para abrir layer Pretty Clicar para abrir layer Pretty